Doses e épocas de aplicação foliar de N afetando a produtividade de grãos do feijoeiro comum

Autores

  • Adriano Stephan Nascente Embrapa Arroz e Feijão
  • Vitor Henrique Vaz Mondo Embrapa Arroz e Feijão
  • Augusto César Oliveira Gonzaga Embrapa Arroz e Feijão
  • Maria da Conceição Santana Carvalho Embrapa Arroz e Feijão
  • Mábio Crhisley Lacerda Embrapa Arroz e Feijão

DOI:

https://doi.org/10.30612/agrarian.v10i37.3025

Palavras-chave:

Phaseolus vulgaris, adubação foliar, Cerrado, sistema plantio direto.

Resumo

A aplicação foliar do nitrogênio na cultura do feijoeiro comum vem se tornando prática comum dentre os produtores rurais mais tecnificados. Entretanto essa aplicação nem sempre conduz a um diferencial de produtividade na cultura. Assim, o objetivo do trabalho foi de determinar o efeito de doses e épocas de aplicação de nitrogênio via foliar na produtividade de grãos de duas cultivares de feijoeiro comum. O experimento de campo foi conduzido na safra agrícola 2013 no município de Santo Antônio de Goiás em solo sob Cerrado no período de inverno (maio-agosto). O delineamento experimental foi em blocos ao acaso no esquema fatorial 5 x 4, com quatro repetições. Os tratamentos constaram da combinação de cinco doses de nitrogênio (0; 0,4; 0,8; 0,12 e 0,16 kg de ureia ha-1) aplicados via foliar com quatro estádios de desenvolvimento fenológico da cultura (R5, R6, R7 e R8). As cultivares estudadas forma BRS Ametista e BRS Notável. A aplicação de doses crescentes de nitrogênio aplicados via foliar não afetou os componentes de produção, produtividade e teor de nutrientes nos grãos das cultivares de feijoeiro comum BRS Ametista e BRS Notável. A época de aplicação do nitrogênio via foliar não proporcionou alterações significativas nos componentes de produção, produtividade e teor de nutrientes nos grãos do feijoeiro comum BRS Ametista e BRS Notável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Stephan Nascente, Embrapa Arroz e Feijão

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (1986-1991), mestrado em Agronomia pela Universidade de Brasília (1996-1998) e doutorado sanduíche na Unesp - Botucatu e Universidade da Flórida em Homestead - Flórida, EUA (2009-2012) onde desenvolveu trabalhos sobre fracionamento físico da matéria orgânica. Trabalhou por 9 anos na Emater GO (1993-2002) antiga Emgopa onde atuou como pesquisador na área de fitotecnia. Desde maio de 2002 é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Rondônia 2002-2004 e Embrapa Arroz e Feijão 2004- atual). Tem experiência em transferência de tecnologia e nas áreas de Fitotecnia, Fertilidade do Solo e Adubação, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento do sistema de produção do arroz e do feijão, manejo de plantas de cobertura, sistema plantio direto, adubação e nutrição de arroz e feijão, dinâmica de nutrientes e matéria orgânica em sistemas agrícolas e recuperação de pastagens degradadas. É autor de diversos artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais como: Soil Science Society of America Journal, Crop & Pasture Research, Soil & Tillage Research, European Journal of Agronomy, Agronomy Journal, Crop Science, Pesquisa Agropecuária Brasileira, Planta Daninha e Revista Brasileira de Ciência do Solo. Coordenou e participou de vários projetos de pesquisa nos temas mencionados. É consultor ad-hoc da Crop Science, Revista Pesquisa Agropecuária Tropical, Revista Ceres, Agronomy Journal, European Journal of Agronomy, African Journal of Agriculture Research, Soil & Tillage Research, Acta Amazonica e Journal of Environmental Quality. É editor associado da revista Pesquisa Agropecuária Tropical.

 

Vitor Henrique Vaz Mondo, Embrapa Arroz e Feijão

Vitor Henrique Vaz Mondo possui graduação em engenharia agronômica (2004) e Doutorado em Fitotecnia (2010) pela Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agrilcultura Luiz de Queiroz . Em 2008 foi pesquisador visitante da The Ohio State University (EUA) onde desenvolveu pesquisas na área de tecnologia de sementes. Tem experiência na área de fitotecnia, com ênfase em tecnologia e produção de sementes, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação e qualidade de sementes, produção e beneficiamento de sementes, vigor e desempenho em campo, produção de sementes híbridas de arroz, fisiologia de sementes, manejo da cultura do feijão-comum, manejo da cultura do arroz, sistemas agrícolas sustentáveis para produção de arroz e feijão. Entre 2009 e 2012 atuou na área de produção de sementes de soja e Stewardship na Monsanto do Brasil Ltda. Em fevereiro de 2012 assumiu a função de Pesquisador A na área de fitotecnia na Embrapa Arroz e Feijão em Santo Antônio de Goiás, GO, onde atua até o presente momento.

Augusto César Oliveira Gonzaga, Embrapa Arroz e Feijão

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (2005). Atualmente é Analista B - Embrapa Arroz e Feijão. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Produção Integrada e Entomologia Agrícola.

Maria da Conceição Santana Carvalho, Embrapa Arroz e Feijão

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia (1992), Mestrado em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade de São Paulo (1994) e Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade de São Paulo (1999). Fez Pós-doutoramento no Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (2000 e 2001), trabalhando com dinâmica da matéria orgânica do solo. Desde outubro de 2001 é pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Algodão, Embrapa Arroz e Feijão). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo do solo, adubação e nutrição do algodoeiro, adubação em sistemas de produção, avaliação agronômica de novas tecnologias em fertilizantes, dinâmica de nutrientes em sistemas agrícolas, dinâmica da matéria orgânica em sistemas agrícolas e recuperação de pastagens.

Mábio Crhisley Lacerda, Embrapa Arroz e Feijão

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (2003), Mestrado (2006) e Doutorado (2008) em Fitotecnia - Produção Vegetal pela mesma Universidade. Pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão desde outubro 2010, tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Sistemas Agrícolas Sustentáveis. 

Downloads

Publicado

2017-09-20

Como Citar

Nascente, A. S., Mondo, V. H. V., Gonzaga, A. C. O., Carvalho, M. da C. S., & Lacerda, M. C. (2017). Doses e épocas de aplicação foliar de N afetando a produtividade de grãos do feijoeiro comum. Agrarian, 10(37), 199–208. https://doi.org/10.30612/agrarian.v10i37.3025

Edição

Seção

Artigo - Fitotecnia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)