Eugenol na anestesia da tilápia-do-Nilo (Oreochromis niloticus)

Autores

  • Renata Maria Medeiros-Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Elvídio Landim do Rêgo Lima Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf)
  • Miguel Arcanjo Santos Neto Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf)
  • Humber Agrelli Andrade Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

Anestésico, indução, peixe, recuperação

Resumo

Neste estudo, avaliou-se a eficácia do eugenol e determinou-se a concentração ideal para induzir a anestesia da tilápia-do-nilo (Oreochromis niloticus). Foram utilizados trinta peixes com peso médio de 6,67 g e comprimento total médio de 7,34 cm. Os testes foram conduzidos em aquários com aeração e capacidade para 15 litros. Os animais foram expostos às concentrações de 50, 60, 70, 80 e 100 mg L-1 de eugenol, e os tempos de indução e recuperação de cada peixe foram monitorados com um cronômetro digital. Os resultados obtidos mostraram que todas as concentrações testadas foram capaz de anestesiar os animais. As médias dos tempos de indução para as concentrações de 50, 60, 70, 80 e 100 mg L-1 foram de 62,83, 48,85, 46,88, 43,12 e 34,28 segundos, respectivamente. Concluiu-se que, a concentração de 50 mg L-1 é suficiente para induzir à anestesia desta espécie. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Maria Medeiros-Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), mestrado em Biometria e Estatística Aplicada pela UFRPE. Atualmente é doutoranda em Recursos Pesqueiros e Aquicultura pela mesma Universidade.

Downloads

Publicado

2014-07-02

Como Citar

Medeiros-Silva, R. M., Lima, E. L. do R., Santos Neto, M. A., & Andrade, H. A. (2014). Eugenol na anestesia da tilápia-do-Nilo (Oreochromis niloticus). Agrarian, 7(26), 590–597. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/2728

Edição

Seção

Artigo - Produção animal