Adubação de plantio na cultura do Biri (Canna edulis Kerr-Gawler)

Autores

  • Tiago Roque Benetoli Silva FAG - Cascavel
  • Arnaldo Ibanhe Mongelo Universidade Católica Dom Bosco

Palavras-chave:

Canna edulis, adubação

Resumo

O presente trabalho de pesquisa foi desenvolvido em Campo Grande (MS), objetivando avaliar o efeito da aplicação de nitrogênio, fósforo e potássio na produtividade da cultura do biri. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados em esquema fatorial, com 4 repetições. Os tratamentos foram representados pela combinação de adubação com nitrogênio, fósforo e potássio, constituindo-se da aplicação ou não de nitrogênio (0 e 10 kg ha-1), cinco doses de P2O5 (0, 40, 60, 80 e 120 kg ha-1) e três doses de K2O (0, 30 e 60 kg ha-1).

Realizou-se análise de diâmetro (cm), altura (cm) e número de folhas por planta, aos 30, 90 e 150 dias após o plantio, produtividade e massa seca da parte aérea. A adubação com nitrogênio induziu maior produtividade, caracterizada pela massa de rizomas, na cultura do biri. A aplicação de fósforo e potássio não alterou a produtividade na cultura do biri, durante o ciclo de 150 dias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Roque Benetoli Silva, FAG - Cascavel

Faculdade Assis Gurgacz – FAG, Curso de Agronomia

Arnaldo Ibanhe Mongelo, Universidade Católica Dom Bosco

Universidade Católica Dom Bosco, Centro de Pesquisa São Vicente

Downloads

Publicado

2008-11-27

Como Citar

Silva, T. R. B., & Mongelo, A. I. (2008). Adubação de plantio na cultura do Biri (Canna edulis Kerr-Gawler). Agrarian, 1(1), 37–44. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/26

Edição

Seção

Artigo - Fitotecnia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)