Componentes produtivos de feijão em duas épocas de plantio na região central de Goiás
Palavras-chave:
densidade de plantas, Phaseolus vulgaris, produtividadeResumo
Com o presente trabalho objetivou-se verificar a influência da densidade de semeadura de três cultivares de feijoeiro sobre o rendimento de grãos e os componentes agronômicos em duas épocas de semeadura na região centro oeste de Goiás. O estudo constou de dois experimentos em campo conduzidos na Fazenda Experimental do IFGoiano Câmpus Ceres- Goiás. O delineamento experimental utilizado foi de blocos completos casualizados em esquema fatorial 3x4x2 com três repetições. Os tratamentos corresponderam a três cultivares (BRS Pontal, Linhagem 10408 e Linhagem 10470), quatro populações (120, 160, 200 e 240 mil plantas ha-1), duas épocas de semeadura (seca e águas). Cada parcela foi constituída de quatro linhas de cinco metros espaçadas de 0,50 m. Os dados foram coletados nas duas linhas centrais deixando 0,50 m de bordadura. As variáveis avaliadas foram número de vagens planta-1, número de grãos vagem-1, massa de 100 grãos e produtividade total. Os genótipos avaliados não apresentaram diferenças estatísticas (P>0,05) para a massa de 100 grãos e número de vagens planta-1. Para o número de grãos vagens-1 ocorreu diferença estatística (P<0,05) entre os genótipos analisados, sendo que, a cultivar BRS Pontal e a linhagem 10470 apresentaram respectivamente 5,01 e 4,29. Ocorreu interação significativa (P<0,05) entre densidade de plantas e época de plantio a medida que aumentou a densidade de plantas ha-1 a produtividade de grãos também obteve acréscimo. O aumento da população de plantas não alterou os componentes agronômicos das cultivares. A população de 200 mil plantas ha-1 para todos os genótipos estudados proporcionou maior produtividade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores autorizam a publicação do texto na da revista;
É reservado aos editores o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação;
A Agrarian não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores;
Autores garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outro periódico;
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
- Após a publicação, os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica, desde que a publicação não tenha fins comerciais.