Qualidade da água utilizada para aplicação de agrotóxicos na região central do Rio Grande do Sul

Autores

  • Marcelo Silveira de Farias Universidade Federal de Santa Maria
  • José Fernando Schlosser Universidade Federal de Santa Maria
  • André Luis Casali Universidade Federal de Santa Maria
  • Ulisses Giacomini Frantz Universidade Federal de Santa Maria
  • Fabrício Azevedo Rodrigues Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

solvente universal, pulverização agrícola, eficiência

Resumo

Na agricultura, a água utilizada como veículo de transporte para aplicação de agrotóxicos pode não preservar a integridade dos mesmos, em decorrência de problemas nas suas características físico-químicas, diminuindo a atividade dos princípios ativos. O presente trabalho objetivou verificar a fonte de origem da água utilizada para pulverização e realizar um diagnóstico da qualidade desta água da região Central do Rio Grande do Sul através da mensuração do pH, dureza, condutividade elétrica (CE), sólidos dissolvidos totais (SDT), cor e turbidez. Os açudes apresentam águas com maior comprometimento de qualidade, pois além de possuírem pH, relativamente elevado, os sólidos dissolvidos na água lhe causam turbidez.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Silveira de Farias, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria iniciada em agosto de 2006 e concluída em dezembro de 2011. Atualmente é mestrando do Curso de Pós-graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria. Ingresso no curso em março de 2012. Atua como bolsista CNPq em pesquisas no Departamento de Engenharia Rural, na área de Mecanização Agrícola. Tem experiência nas linhas de pesquisa voltadas à ensaios de motores de Máquinas Agrícolas. Atualmente é aluno do Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional pela Universidade Federal de Santa Maria. Ingresso no curso em agosto de 2012.

José Fernando Schlosser, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1983), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria (1987) e doutorado em Energia Maquinaria y Riegos - Universidad Politécnica de Madrid (1996). Atualmente é professor titular do Departamento de Engenharia Rural e Diretor do Núcleo de Ensaios de Máquinas Agrícolas da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Máquinas e Implementos Agrícolas, atuando principalmente nos seguintes temas: máquinas agrícolas, tratores agrícolas, mecanização agrícola, agricultura de precisão e projeto de máquinas. Atualmente ocupa o cargo de vice-presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola.

André Luis Casali, Universidade Federal de Santa Maria

Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Máquinas e Implementos Agrícolas, atuando principalmente nos seguintes temas: Inspeção técnica de pulverizadores agrícolas, Planejamento da mecanização, Instrumentação de um trator agrícola e Agricultura de precisão.

Ulisses Giacomini Frantz, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando do curso de pós-graduação em Engenhaia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria. Ingresso no curso em março de 2011 Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria. Ingresso no curso em março de 2009 e conclusão em março de 2011. Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria iniciada em março de 2003 e concluída em março de 2008. Possui Curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em Informática pela Universidade da Região da Campanha (1999 - 2001) Graduação em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Franciscano iniciada em 2002 e em situação incompleta. Ensino Fundamental na Escola de 1º e 2º Graus Nossa Senhora do Horto (1990 - 1998). Ótimo conhecimento em Hardware e Software de computadores.

Fabrício Azevedo Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação pela Universidade Federal de Santa Maria (2011) e ensino-medio-segundo-grau pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de São Vicente do Sul (2006) . Atualmente é Bolsista de iniciação científica da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola , com ênfase em Máquinas e Implementos Agrícolas.

Downloads

Publicado

2013-12-13

Como Citar

Silveira de Farias, M., Schlosser, J. F., Casali, A. L., Giacomini Frantz, U., & Azevedo Rodrigues, F. (2013). Qualidade da água utilizada para aplicação de agrotóxicos na região central do Rio Grande do Sul. Agrarian, 7(24), 355–359. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/2560

Edição

Seção

Comunicações Científicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)