Níveis de concentrados para vacas de leite em sistema confinado e sua implicação na composição e produção do leite

Autores

  • Joabe Jobson de Oliveira Pimentel Instituto Federal Baiano
  • Rogério de Paula Lana Universidade Federal de Viçosa
  • André Soares de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso
  • Rafael Monteiro Araújo Teixeira Instituto Federal do Triângulo Mineiro
  • Daniel Carneiro de Abreu Universidade Federal de Viçosa
  • Caren Paludo Ghedini Universidade Federal de Viçosa
  • Mozart Alves Fonseca Universidade Federal de Viçosa
  • Ricardo Marostegan de Paula Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Cana-de-açúcar, Lineweaver-Burk, Michaelis-Menten, resposta produtiva, suplemento

Resumo

Avaliaram-se os efeitos da quantidade de concentrado sobre a produção e composição do leite de vacas mestiças Holandês-Zebu com peso médio de 515 ± 38 kg, entre a 3a e 5a lactações, recebendo cana-de-açúcar acrescida de 0,25% de mistura ureia/sulfato de amônia como volumoso. Oito vacas foram distribuídas em dois quadrados latinos 4x4 e os tratamentos consistiram de um controle onde apenas sal mineral foi fornecido e três níveis de concentrados: 1,25; 2,5; e 5,0 kg animal-1 dia-1 à base de milho, farelo de soja, mistura de ureia/sulfato de amônia 9:1 e sal mineral. O experimento foi analisado em quadrado latino (QL) incluindo efeitos de tratamento, QL, animal/QL e período/QL. Não houve efeito de tratamento para as variáveis analisadas, mas houve tendência de resposta curvilínea na produção de leite, seguindo o relacionamento de Michaelis-Menten, sendo explicada pela seguinte equação de Lineweaver-Burk: 1/leite = 0,0065*(1/supl) + 0,1093; r2 = 0,96. A produção máxima teórica de leite (1/a) foi de 9,1 kg animal-1 dia-1, e a quantidade de concentrado para causar metade da produção máxima de leite (b/a) foi verificada com 5,2% daquela para atingir 95% da resposta máxima. O aumento marginal na produção de leite reduz com a suplementação, sendo diferente do NRC 2001, que considera resposta linear ao suprimento de energia ou de proteína.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joabe Jobson de Oliveira Pimentel, Instituto Federal Baiano

Zootecnisa, Mestre e Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa. Trabalhou por mais de sete anos em empresas ligadas à produção animal, atuando como consultor, supervisor e gerente de vendas. Foi superintendente e presidente de cooperativa agropecuária do ramo de laticínios. Atualmente é professor do quadro efetivo do Instituto Federal Baiano, no Campus de Teixeira de Freitas, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. Atualmente coordena o núcleo de extensão do campus.

Rogério de Paula Lana, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1987), mestrado em Zootecnia - Departamento de Zootecnia - UFV (1991) e doutorado em Animal Science - Cornell University, Ithaca, NY, USA (1997). É professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa desde 1992, classe Associado IV; Bolsista 1B de Produtividade em Pesquisa do CNPq; membro do INCT-CA; Responsável pela coordenação do Simpósio Brasileiro de Agropecuária Sustentável (I, II e III SIMBRAS; editor dos anais de palestras, resumos expandidos e minicursos); Editor-chefe da Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável / Brazilian Journal of Sustainable Agriculture (RBAS / BJSA); Membro da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia (https://sites.google.com/site/posgraduacaoagroecologiaufv/) e revisor das revistas: Animal Feed Science and Technology, Revista Brasileira de Zootecnia / Brazilian Journal of Animal Science, Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, Acta Scientiarum (UEM), Ciência Rural, Revista Ceres, Ciência e Agrotecnologia e Ciência Animal Brasileira. Desenvolve pesquisas relacionadas à avaliação de alimentos para animais ruminantes, exigências nutricionais, fermentação ruminal, avaliação de sistemas de formulação de rações para bovinos, eficiência de uso de nutrientes, sustentabilidade da agricultura e pecuária e agroecologia. É autor e co-autor de 313 resumos de congressos científicos, 156 artigos científicos, orientador/membro de 66 dissertações de Mestrado e 27 teses de Doutorado. É autor de três livros: 1) Sistema Viçosa de formulação de rações (2000, 2003, 2005 e 2007), 91p., com planilha de cálculo de rações; 2) Nutrição e alimentação animal (mitos e realidades) (2005 e 2007), 344p.; e 3) Respostas biológicas aos nutrientes (2007), 177p.

André Soares de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1998), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2005), doutorado em Zootecnia (2008) e pós-doutorado (2009) pela mesma instituição). Foi bolsista recém-doutor do CNPq entre 2008 a 2009. Atualmente é Professor Adjunto II na Universidade Federal de Mato Grosso/Campus de SINOP, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia/UFMT Sinop e Professor Orientador no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal FAMEV/UFMT. Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia/Ciência Animal. É consultor ad hoc do periódico Animal Feed Science and Technology. É membro do conselho editorial da Revista Brasileira de Zootecnia. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Nutrição e Alimentação de Ruminantes e Produção de Bovinos Leiteiros, atuando principalmente nos seguintes temas: nutrição e alimentação de ruminantes, avaliação química e biológica de alimentos; metabolismo ruminal; co-produtos agroindustriais, manipulação nutricional da composição do leite; avaliação técnica e econômica de sistemas de produção de bovinos e modelagem matemática aplicada à nutrição e produção de bovinos.

Rafael Monteiro Araújo Teixeira, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1998 - 2003). Mestrado em Zootecnia (Nutrição e produção de ruminantes) pela UFV/DZO (2003 - 2005) e Doutorado em Zootecnia (Nutrição e produção de ruminantes) também pela UFV/DZO (2005 - 2008). Atua nas áreas de manejo e nutrição de bovinos, com trabalhos na área de alimentos alternativos para bovinos de leite, nutrição e produção de gado de leite a pasto e em confinamento. Revisor da Revista Brasileira de Zootecnia e da Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável. Atualmente é Coordenador de Pesquisa e Professor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM Campus Uberaba, Uberaba MG.

Downloads

Publicado

2013-07-16

Como Citar

Pimentel, J. J. de O., Lana, R. de P., Oliveira, A. S. de, Teixeira, R. M. A., Abreu, D. C. de, Ghedini, C. P., Fonseca, M. A., & de Paula, R. M. (2013). Níveis de concentrados para vacas de leite em sistema confinado e sua implicação na composição e produção do leite. Agrarian, 6(21), 303–311. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/2052

Edição

Seção

Artigo - Produção animal

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)