Instrumentos de gestão financeira utilizados pelos produtores de grãos de São Gabriel do Oeste, Mato Grosso do Sul
Palavras-chave:
Administração rural, controle, indicadores financeirosResumo
As mudanças ocorrentes na economia mundial, particularmente a abertura dos mercados e as novas exigências dos consumidores, fazem com que o produtor rural necessite aumentar a eficiência na produção e na gestão das atividades agrícolas. Com base nessa premissa, o presente estudo teve como objetivo identificar os instrumentos de controle e de análise econômica-financeira utilizados pelos produtores de grãos do município de São Gabriel do Oeste - Mato Grosso do Sul, assim como a importância dada pelos mesmos à função de controle. Por meio de questionário aplicado a uma amostra de produtores, foi possível constatar que ainda existem produtores que não fazem nenhum tipo de controle. E os que o fazem, nem sempre utilizam esses instrumentos da maneira correta, levando em consideração apenas alguns componentes do custo total. Além disso, muitos deles ainda não utilizam da tecnologia computacional como uma ferramenta de auxílio em suas empresas rurais. Embora a proporção de produtores que compreende e executa a gestão financeira de maneira correta seja reduzida, existe uma percepção generalizada sobre a importância de um controle efetivo para facilitar as tomadas de decisão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores autorizam a publicação do texto na da revista;
É reservado aos editores o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação;
A Agrarian não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores;
Autores garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outro periódico;
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
- Após a publicação, os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica, desde que a publicação não tenha fins comerciais.