Inserindo o solo na educação ambiental: uma experiência no Centro-Oeste

Autores

  • Carla Gordin UFGD
  • Maximiliano Kawahata Pagliarini UNESP
  • Adriana Marques Santos
  • João Freitas Brandão Neto
  • Paula Pinheiro Padovese Peixoto

Palavras-chave:

Educação Ambiental, educadores, ensino de solos, recursos naturais.

Resumo

O solo é um dos recursos essenciais pela influência que exerce sobre os ambientes e sociedades. No entanto, a promoção de um conjunto de ações que incentivem a importância da conservação do solo ainda se faz necessária. Objetivou-se, com esse trabalho, incentivar o estudo e a preservação do solo e do ambiente em escolas de Ensino Fundamental no Município de Dourados-MS. As atividades iniciaram-se em 2008 e dadas as suas características despertaram o interesse da comunidade, estendendo a oferta de palestras, visitas ao campo para observar o solo e a paisagem e atividades lúdicas e de pintura. Ao final do projeto verificou-se uma ampliação no conhecimento e conscientização das crianças acerca dos solos e meio ambiente, fortemente motivados pela inserção das atividades lúdicas. Além disso, pelo intercâmbio Universidade-Comunidade, o projeto contribuiu para a formação dos palestrantes envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-09-18

Como Citar

Gordin, C., Pagliarini, M. K., Santos, A. M., Brandão Neto, J. F., & Peixoto, P. P. P. (2012). Inserindo o solo na educação ambiental: uma experiência no Centro-Oeste. Agrarian, 6(19), 97–106. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/1653

Edição

Seção

Notas técnicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)