A imagem da bruxa em La Celestina, de Fernando de Rojas

Autores

  • Bárbara Loureiro Andreta Universidade federal de Santa Maria (UFSM)
  • Anselmo Peres Alós Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Palavras-chave:

La Celestina. Feitiçaria. Bruxa. Fernando de Rojas. Pablo Picasso.

Resumo

La celestina veio a público em 1499, e tem sua autoria atribuída a Fernando de Rojas. Este trabalho tem, como objetivo, em um primeiro momento, analisar a imagem do feminino apresentado em La Celestina, especialmente através da personagem Celestina para, em seguida, analisar as relações da obra literária La Celestina com a pintura La Celestina, de Pablo Picasso. Desta forma, esta pesquisa foi realizada por meio de referencial bibliográfico. Verificou-se que há algumas diferenças entre a descrição literária da anciã e a pintura de Picasso. Entretanto, tanto na obra literária quanto na obra pictórica, sua astúcia é um traço marcante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Loureiro Andreta, Universidade federal de Santa Maria (UFSM)

Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e em Psicologia pelo Centro Universitário Franciscano de Santa Maria (UNIFRA). Acadêmica do Curso de Letras/Espanhol – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestranda em Estudos Literários no PPG-Letras da UFSM, sob a orientação do Prof. Dr. Anselmo Peres Alós. Bolsista CAPES/DS.

Anselmo Peres Alós, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Adjunto no Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras, na mesma instituição.

Downloads

Publicado

08.01.2016

Como Citar

Andreta, B. L., & Alós, A. P. (2016). A imagem da bruxa em La Celestina, de Fernando de Rojas. Raído, 9(20), 71–83. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4194

Edição

Seção

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)