Contribuições da Linguística Aplicada para a formação do (psico)pedagogo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v16i40.16383

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramentos, Pedagogia, Psicopedagogia, Dicotomias

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir as contribuições da Linguística Aplicada para a formação do pedagogo e do psicopedagogo licenciado em Pedagogia, especialmente no que respeita ao trabalho que realizam visando à apropriação da escrita e dos usos sociais dela e/ou à superação de dificuldades de aprendizagem dessa natureza. Ambas as áreas foram associadas nesta abordagem devido ao próprio contexto do qual partiu a investigação, um curso de Especialização em Psicopedagogia, oferecido por uma faculdade particular do interior do estado de São Paulo. A pesquisa assumiu viés qualitativo, de análise de conteúdo, tomando como corpus o registro escrito de uma professora supervisora de estágio do referido curso, em momento de atendimento a uma estagiária. Neste material, constava o relato da cursista referente às particularidades de uma criança em fase de alfabetização, encaminhada para atendimento psicopedagógico. O material revelou concepções ainda equivocadas, preconceituosas e regressistas no que se refere à própria língua e ao processo de ensino-aprendizagem, considerando-se os atores humanos nele envolvidos e a função social da própria instituição escolar. Os indícios apontam para práticas escolares ainda dissociadas de fatos da vida, das vivências em comunidade, das diferentes culturas e formas de conhecer. Além disso, tais evidências, ao mesmo tempo em que revelaram a tensão entre a estrutura curricular da formação em Pedagogia e as necessidades de abordagens transdisciplinares requeridas pelo atual contexto social, também sinalizaram como urgente que os estudos aplicados da língua(gem) constituam a base curricular desse curso. As análises e discussões foram informadas fundamentalmente pelas bases teóricas da Linguística Aplicada, que clamam por práticas pedagógicas mais contextualizadas, inclusivas e críticas.

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Publicado

30.09.2022

Como Citar

Buin, E. ., & Freitas, M. de O. . (2022). Contribuições da Linguística Aplicada para a formação do (psico)pedagogo. Raído, 16(40), 190–217. https://doi.org/10.30612/raido.v16i40.16383

Edição

Seção

Formação de professoras de Português na Licenciatura em Pedagogia: olhares da LA