Aulas virtuais, universidades vazias e as práticas de linguagem dos estudantes de pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v16i40.16379

Palavras-chave:

Letramento acadêmico, Letramento literário, Formação de professores, Pandemia

Resumo

A pandemia impactou o processo de formação de professores de Língua Portuguesa nas licenciaturas de Pedagogia, em um contexto de aulas remotas e universidades com atividades presenciais paralisadas. Orientado pela abordagem Indisciplinar da Linguística Aplicada, o artigo objetiva investigar como práticas de linguagem podem contribuir para um possível fortalecimento de habilidades de leitura e escrita e também para o aumento do repertório literário dos estudantes de Pedagogia, a partir de aulas virtuais no contexto pandêmico. As interações nas aulas remotas virtuais e as leituras e produções discursivas de gêneros acadêmicos (síntese, resenha, perguntas de leitura subjetiva) e literários (mudando a história, memórias literárias) das estudantes são focalizadas. A pesquisa é de natureza qualitativa e de análise descritiva documental. As atividades realizadas parecem contribuir com o desenvolvimento linguístico, com as práticas de letramentos acadêmicos e literários dos estudantes com a ampliação de competências linguísticas, discursivas e sensíveis a questões sociais no âmbito da linguagem. Desvelou, entretanto, a partir de categorias analíticas, a necessidade de um trabalho formativo contínuo de leitura, escrita, reescrita, atividades contextualizadas com as vivências dos estudantes, para o possível fortalecimento de suas práticas letradas, que devem refletir no exercício futuro de sua profissão, como agentes de letramentos.

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Publicado

30.09.2022

Como Citar

Morais, M. R. (2022). Aulas virtuais, universidades vazias e as práticas de linguagem dos estudantes de pedagogia. Raído, 16(40), 135–160. https://doi.org/10.30612/raido.v16i40.16379

Edição

Seção

Formação de professoras de Português na Licenciatura em Pedagogia: olhares da LA