Sinais-termo: uma proposta de ficha terminológica para a tradução de termos técnicos da disciplina curricular Língua Portuguesa

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DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v15i39.14934

Resumo

Nos estudos em Terminologia estão contempladas as pesquisas concernentes à unidade lexical especializada a partir de múltiplos olhares. O presente artigo volta-se à terminologia especializada do ensino da disciplina curricular Língua Portuguesa no âmbito do Ensino Médio. O objetivo deste trabalho é apresentar a proposta de quatro modelos de fichas terminológicas que deverão servir para a constituição de um glossário bilíngue, duas tendo como língua de partida a Língua Portuguesa e duas tendo a Língua Brasileira de Sinais (Libras), para abrigar a microestrutura de verbetes cujas entradas se refiram à termos especializados e a sinais-termos simples e compostos relacionados ao ensino da disciplina Língua Portuguesa, coletados em material didático referente à fase do Ensino Médio. Os termos que apresentaremos como exemplo para demonstração das fichas, em português e no equivalente em Libras, são verbo e figuras de linguagem.

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Biografia do Autor

Ízea Folha Damasceno Santos, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Professora da Secretaria de Educação do Estado do Maranhão e mestre em Letras: Ensino de Línguas e Literatura pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

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Publicado

21.12.2021

Como Citar

Santos, Ízea F. D., & Castiglioni, A. C. (2021). Sinais-termo: uma proposta de ficha terminológica para a tradução de termos técnicos da disciplina curricular Língua Portuguesa. Raído, 15(39), 156–170. https://doi.org/10.30612/raido.v15i39.14934

Edição

Seção

Estudos do léxico de língua minoritárias