Neofantástico em "Caiu uma estrela na minha sala", de Marcelo Moutinho

Autores

  • Jhennefer Alves Macêdo Universidade Federal da Paraíba http://orcid.org/0000-0002-2361-0405
  • Valnikson Viana de Oliveira Universidade Federal da Paraíba
  • Luciane Alves Santos Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v12i29.7736

Palavras-chave:

Neofantástico. Literatura brasileira contemporânea. Marcelo Moutinho.

Resumo

Um texto literário não é imutável, pois a escrita de uma obra se adequa ao tempo, no qual é escrita, e ao leitor, para quem se destina. As crenças, as dúvidas, as inquietações do receptor do texto literário se modificam e exigem, assim, uma adequação para os novos horizontes de expectativa. Inserido nesse contexto de constantes modificações, o gênero fantástico passou por diversas transformações desde sua de origem. O fantástico que, nos séculos XVIII e XIX, desestabilizou o mundo concreto e, aparentemente, organizado, hoje adquire novas feições e causa desconforto e perplexidade, visto que grande parte da sociedade contemporânea já compreendeu que as leis que regem o universo não são totalmente explicáveis. Nesse sentido, surge, na contemporaneidade, a denominada narrativa neofantástica, que se alinha à interiozação do medo, dos receios e dos temores típicos da modernidade. Com base nessas observações, o presente trabalho objetiva expor um breve panorama das principais diferenças que o neofantástico apresenta frente ao fantástico tradicional, assim como analisar como esses novos elementos estão presentes no conto “Caiu uma estrela na minha sala”, do escritor carioca Marcelo Moutinho. Para fins de análise e discussão, recorreremos aos apontamentos teóricos de Jaime Alazraki (1983; 2001), Tzvetan Todorov (2004) e David Roas (2014).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jhennefer Alves Macêdo, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Letras (Habilitação em Língua Portuguesa) pela UFPB. Atualmente aluna de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da mesma instituição, vinculado à área de Literatura, Cultura e Tradução, seguindo a linha de Estudos Literários da Idade Média ao Século XIX. Membro do Grupo de Pesquisa Estágio, ensino e formação docente (http://www.ufpb.br/geef), na linha de Literatura infantil e juvenil, leitura e ensino.

Valnikson Viana de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Licenciado em Letras (Habilitação em Língua Portuguesa) e Mestre em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente aluno de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da mesma instituição, vinculado à área de Literatura, Cultura e Tradução, seguindo a linha de Estudos Literários da Idade Média ao Século XIX. Membro do Grupo de Pesquisa Estágio, ensino e formação docente (http://www.ufpb.br/geef), na linha de Literatura infantil e juvenil, leitura e ensino.

Luciane Alves Santos, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo. Mestre em Estudos Literários pela - Unesp - FCL/Araraquara. Graduação em Letras, Português/Francês pela Unesp - FCL/Araraq.  Líder do grupo de pesquisas "Variações do insólito: do mito clássico à modernidade". Professora efetiva na Universidade Federal da Paraíba, Campus IV, vinculada ao programa de Mestrado Profissional em Letras/ CAPES e ao Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL).

Referências

ALAZRAKI, J. En busca delunicornio: Los cuentos de Julio Cortázar. Madrid: Editorial Gredos, 1983.

______.Que ésloneofantástico? In: ROAS, D.(org.).Teorías de lo fantástico. Madrid: Lecturas, 2001, p. 265-282.

BORDINI, M. G. O temor do além e a subversão do real. In: ZILBERMAN, R. (org.). Os preferidos do público: Os gêneros da literatura de massa. Petrópolis: Vozes, 1987.

BOSI, A. O conto brasileiro contemporâneo. São Paulo: Cultrix, 1975.

CESERANI, R. O fantástico. Tradução de Nilton Cezar Tridapalli. Londrina - PR: Editora da UFPR, EDUEL, 2006.

CHEVALIER, J. GHEERBRANT, A. Dicionário de símbolos: (mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números). 13. ed. Tradução de Vera da Costa Silva et al. Rio de Janeiro: José Olympio, 1999.

CORTÁZAR, J. Alguns aspectos do conto. In: ______. Valise de cronópio. Tradução de Davi Arriguci Jr. e João Alexandre Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2006, p. 147-163.

______. Do conto breve e seus arredores. In: ______. Valise de cronópio. Tradução de Davi Arriguci Jr. e João Alexandre Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2006, p. 227-237.

______. Do sentimento do fantástico. In: ______. Valise de cronópio. Tradução de Davi Arriguci Jr. e João Alexandre Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2006,p.175-179.

MOUTINHO, M. Caiu uma estrela na minha sala. In: ______. Ferrugem. Rio de Janeiro: Record, 2017,p. 59-64.

TODOROV, T. Introdução à literatura fantástica. 3ª ed. Tradução de Maria Clara Correa Castello.São Paulo: Perspectiva, 2004.

ROAS, D. A ameaça do fantástico: Aproximaçõesteóricas. São Paulo: Editora Unesp, 2014.

ZILBERMAN, R. Estética da recepção e história da literatura. São Paulo: Ática, 1989. (Série Fundamentos)

Downloads

Publicado

05.12.2018

Como Citar

Macêdo, J. A., Oliveira, V. V. de, & Santos, L. A. (2018). Neofantástico em "Caiu uma estrela na minha sala", de Marcelo Moutinho. Raído, 12(29), 205–216. https://doi.org/10.30612/raido.v12i29.7736

Edição

Seção

DO FANTÁSTICO E SEUS ARREDORES