Investigação científica na docência universitária: reescrita como uma atividade sustentável na licenciatura

Autores

  • Wagner Rodrigues Silva Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Janete Silva dos Santos UFT
  • Aliny Souza Mendes UFT

Palavras-chave:

Ensino. Letramento. Pesquisa. Sustentabilidade.

Resumo

Neste artigo, discutimos algumas demandas para o desenvolvimento de políticas de ensino e de pesquisa sustentáveis para cursos brasileiros de graduação e de pós-graduação que focalizam a formação do professor de língua. Nessa discussão, descrevemos uma experiência de reescrita acadêmica numa Licenciatura em Letras, ofertada no Estado do Tocantins. Alguns pressupostos teórico-metodológicos, originários de diferentes disciplinas, foram mobilizados e ajustados para desencadear práticas acadêmicas de ensino e de pesquisa mais significativas para o fortalecimento do letramento do professor em formação inicial. O olhar crítico da academia sobre as próprias práticas é caracterizado como uma atitude sustentável para a formação inicial do professor brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Rodrigues Silva, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Possui graduação em Letras Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Inglesa pela Universidade Federal de Pernambuco (2001), mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Durante o curso de graduação, foi bolsista de Iniciação Científica (CNPq/PIBIC) por três anos. Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal do Tocantins, sendo responsável por lecionar disciplinas de Estágio Supervisionado e Investigação da Prática Pedagógica, além de coordenar o Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Acadêmico em Ensino de Língua e Literatura). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de gramática, gêneros textuais, letramento, material didático, práticas de escrita, práticas de leitura e texto.

Downloads

Publicado

17.05.2014

Como Citar

Silva, W. R., Santos, J. S. dos, & Mendes, A. S. (2014). Investigação científica na docência universitária: reescrita como uma atividade sustentável na licenciatura. Raído, 8(15), 71–93. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3234

Edição

Seção

LETRAMENTO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>