No final do corredor: confluências entre literatura e publicidade

Autores

  • Nincia Cecilia Ribas Borges Teixeira Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO

Palavras-chave:

Literatura. Estudos culturais. Publicidade.

Resumo

Na modernidade, com o desenvolvimento dos meios tecnológicos e a presença maciça dos meios de comunicação, a literatura, por ser um sistema que está inserido no sistema cultural, viabiliza diversas relações com outras artes e mídias fazendo surgir, assim, outras linguagens/discursos. Assim, deparamo-nos com uma diversidade e pluralidade de linguagens, que exigem que o leitor contemporâneo amplie a sua leitura de mundo e concepção de arte. A linguagem publicitária em seu valor poético/estético manifesta o cuidado que se deve ter no estudo da dialogia deste objeto com o mundo e do conhecimento sobre a humanidade que desta inter-relação pode ser extraído. A pesquisa analisa os desdobramentos da confluência verificada entre as linguagens literária e publicitária na materialidade discursiva de um cartaz produzido para o evento “Corredor Literário”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nincia Cecilia Ribas Borges Teixeira, Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO

Pós-doutora pela UFRJ. Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Londrina . É Professora Adjunta da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO-PR). Professora nos cursos de Letras e Comunicação Social atua nas seguintes linhas de pesquisa: Texto, Memória e Cultura,Genêro e Representação ; Literatura e Interfaces. Atuou como Tutora do PET-Letras na Unicentro. Coordenadora do Programa Mestrado em Letras-Unicentro.Desenvolve o projeto Mídia e escola: o texto midíatico como recurso pedagógico e interação no processo de construção do conhecimento ,financiado pela Fundação Araucária:apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico do Paraná. Autora do livro: A Escrita de Mulheres na Pós-modernidade e a Desconstrução do Cânone Literário

Downloads

Publicado

13.04.2012

Como Citar

Teixeira, N. C. R. B. (2012). No final do corredor: confluências entre literatura e publicidade. Raído, 5(10), 161–170. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1320

Edição

Seção

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS