A configuração dramática das personagens em a mais bela história de Adeodata, de Rosane Almeida

Autores

  • Adriana Patrícia Sena Cordeiro UFMS
  • Wagner Corsino Enedino Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Teatro brasileiro. Personagens. Adeodata.

Resumo

Ancorando-se nos estudos de Ubersfeld (2005), Ryngaert (1996), Pavis (1999), Pallottini (1988) e Prado (1987) acerca do modo de estruturação do texto teatral, este trabalho tem como objetivo a análise das falas das personagens contidas no texto dramático A mais bela história de Adeodata, da dramaturga Rosane Almeida. O foco principal gira em torno do reconhecimento da mulher numa sociedade moralista. A necessidade de reflexão sobre o feminino emerge da visível transformação do papel da mulher na sociedade, representado, na peça, pelas das várias faces das Adeodatas. A conexão e os mistérios que existem entre os vários estilos de vida das personagens, a intelectual, a mulher do povo e a dançarina, levam-nos a identificação entre a obra e diversas culturas nordestinas. Nessa peça, o mistério que circunda as personagens aparece por meio de crítica política, constitutiva de suas falas, que formam um emaranhado cultural, completando-se entre si e infiltrando-se umas às outras, tornando a ficção mais próxima da realidade brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Patrícia Sena Cordeiro, UFMS

Aluna regular do Programa de Pós-Graduação em Letras (Áreas de Concentração em Estudos Literários), em nível de Mestrado, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas.

Wagner Corsino Enedino, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas.

Downloads

Publicado

13.04.2012

Como Citar

Cordeiro, A. P. S., & Enedino, W. C. (2012). A configuração dramática das personagens em a mais bela história de Adeodata, de Rosane Almeida. Raído, 5(10), 149–159. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1317

Edição

Seção

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS