O diagnóstico do subdesenvolvimento brasileiro em <em>O cortiço</em>: hibridismo leva a degeneração?

Autores

  • Adriana Primo-Mckinley Albany State University

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v11i26.5088

Palavras-chave:

Naturalism. Brazil. Women. Hybridity.

Resumo

Desde 1822, a diversidade racial e étnica predominou nos debates relacionados com a identidade nacional brasileira. No âmbito literário, a mistura racial dominou os discursos intelectuais e infl uenciou a produção literária. Os escritores da época começaram a buscar as causas do atraso econômico do Brasil em relação aos países desenvolvidos. Aluísio de Azevedo, um dos mais proeminentes escritores do naturalismo brasileiro, também parecia preocupado com o subdesenvolvimento brasileiro. Isso se nota em O cortiço, uma das narrativas mais importantes de Azevedo. Neste contexto, o objetivo deste estudo é analisar o que para Azevedo poderiam ser as possíveis causas do subdesenvolvimento brasileiro. Se conclui que em O cortiço existe uma forte conexão entre o desenvolvimento econômico do país e a raça branca, assim como existe uma relação entre o subdesenvolvimento e a miscigenação, representados respectivamente por Portugal e os personagens brancos do sexo masculino e pelo Brasil e as personagens femininas mestiças. Os casais Romão/Bertoleza/ e Jerônimo/ Rita simbolizam a antiga organização econômico-social colonial demonstrando que apesar do Brasil ser politicamente independente de Portugal o modelo econômico colonial persiste.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Primo-Mckinley, Albany State University

Dr. Adriana Primo-Vincent holds a PhD (2008) and a Master’s degree (2006) in Spanish Literature from the University at Buffalo. She also has a Bachelor degree in Spanish Education (2003) from Buffalo State College and a bachelor degree in Economic Science from UFPE, Brazil (1990). She is currently an associate Professor of Spanish at Albany State University, Ga. Dr. Primo-Vincent’s research interest on Brazilian and Peninsular Literature and culture has enabled her to present at several national and International conferences. Additionally, she has some articles accepted for publication.

Downloads

Publicado

14.07.2017

Como Citar

Primo-Mckinley, A. (2017). O diagnóstico do subdesenvolvimento brasileiro em <em>O cortiço</em>: hibridismo leva a degeneração?. Raído, 11(26), 9–16. https://doi.org/10.30612/raido.v11i26.5088

Edição

Seção

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS