Socioterminologia diacrônica: variação e mudança em termos militares de infantaria

Autores

  • Sandro Marcío Drumond Alves Marengo Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Socioterminologia. Diacronia. Variação.

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa de cunho variacionista da linguagem de especialidade militar. Os corpora são dois manuais manuscritos, setecentista e oitocentista- respectivamente, de tática de infantaria. Nosso objetivo principal consistiu em analisar as variantes coocorrentes de registro do campo nocional movimentos de Tropas, com base no aporte teórico da socioterminologia (FAULSTICH, 2001) em diálogo com a sociolinguística variacionista (LABOV, 2008; ECKERT, 2004). A partir do tratamento quantitativo e qualitativo dos dados, explicamos as diferenças de frequência dos termos a partir da visão socioterminológica de viés tipológico-funcional da linguagem de especialidade militar. Concluímos que a socioterminologia, em uma abordagem diacrônica, dialoga com várias outras áreas de especialidade e esse traçado nos leva a uma reflexão histórica e cultural que pode apontar tanto para a criação conceitual do termo quanto para sua criação lexical. Além disso, nos leva a entender o meio sociocultural no qual circulam os termos científicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro Marcío Drumond Alves Marengo, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Estudos Linguísticos (Linguística Teórica e Descritiva) pela UFMG. Professor do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal de Sergipe.

Downloads

Publicado

22.03.2017

Como Citar

Marengo, S. M. D. A. (2017). Socioterminologia diacrônica: variação e mudança em termos militares de infantaria. Raído, 10(24), 65–80. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5083

Edição

Seção

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA