Semântica cultural: um estudo acerca da atribuição de sentidos às palavras e expressões da língua

Autores

  • Núbia Régia de Almeida Universidade Federal do Tocantins
  • Dieysa Kanyela Fossile Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Semântica Cultural. Atribuição de sentidos. Ensino.

Resumo

Neste artigo, pretendemos demonstrar que os aspectos culturais de uma comunidade linguística influenciam na atribuição de sentidos às palavras e às expressões de uma língua. Para isso, adotamos estudos que remetem à Semântica Cultural. Desse modo, utilizamos como aporte teórico estudos de Eagleton (2005), Chauí (1995), Ferrarezi (2013, 2008), Fossile (2013), Oliveira (2009), Garcia (2001), entre outros. Este estudo é de ordem bibliográfica e a abordagem é de caráter qualitativo, tendo em vista que promovemos um diálogo entre diversas informações teóricas ancoradas à Semântica Cultural e a exemplos elucidativos. Partimos da premissa de que o par, cultura vs. língua, estabelece uma relação concomitante e são elementos indissociáveis na constituição dos sentidos que são submetidos às palavras e às expressões da língua. No que tange à Educação Básica, concluímos que a Semântica Cultural contribui para o ensino da língua materna, valorizando, principalmente, os aspectos linguístico-culturais que o discente traz consigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dieysa Kanyela Fossile, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Letras Licenciatura Plena em Língua Portuguesa pela Universidade da Região de Joinville. Possui mestrado e doutorado em Teoria e Análise Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, é professora Adjunta III da Universidade Federal do Tocantins (Câmpus de Araguaína) vinculada ao curso de Letras e ao Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura. Coordena o Grupo de Estudos Metafóricos (GEM/UFT) e os projetos de pesquisa: (a) “Regularidade interpretativa: o significado aspectual na interpretação das sentenças metafóricas verbais do PB e do Inglês” e (b) “Livros didáticos de Língua Portuguesa: com o olhar focado no ensino de semântica”. Tem experiência na área da Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Semântica. Metáfora verbal. (Ir)regularidade interpretativa da metáfora. Tipos combinatórios. Verbo, tempo, aspecto. Linguística e cognição. Também tem interesse em pesquisas que envolvam as seguintes questões: Estudos semânticos e pragmáticos aplicados ao ensino. Metáfora no ensino de língua. Ensino de semântica e pragmática em materiais didáticos para o estudo da Língua Portuguesa.

Downloads

Publicado

22.03.2017

Como Citar

Almeida, N. R. de, & Fossile, D. K. (2017). Semântica cultural: um estudo acerca da atribuição de sentidos às palavras e expressões da língua. Raído, 10(24), 203–220. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4836

Edição

Seção

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA