O sistema semântico de projeção em citações na escrita acadêmica de relatórios de estágios

Autores

  • Lívia Chaves de Melo Universidade Federal do Tocantins
  • Elaine Espindola The Hong Kong Polytechnic University (PolyU), Hong Kong

Palavras-chave:

Linguística Sistêmico-Funcional. Formação docente. Escrita. Letramento.

Resumo

No presente trabalho, consideramos os pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Sistêmico-Funcional para investigarmos o Sistema semântico de projeção. O Sistema semântico de projeção sinaliza a transmissão das enunciações próprias e alheias. Estas construções são realizadas por meio de recursos léxico-gramaticais, os quais são mobilizados na escrita reflexiva profissional de relatórios de estágios supervisionados. Os relatórios investigados são produzidos por professores em formação inicial, em disciplinas de estágio em Língua Portuguesa e em Língua Inglesa de uma Licenciatura em Letras, pertencente a uma universidade pública brasileira. No registro focalizado, analisamos as várias seções que compõem a produção escrita em que as práticas de citação de literaturas científicas e literaturas não científicas são empregadas. O objetivo deste trabalho é o de: investigar as contribuições dos recursos de projeção utilizados na escrita de relatórios da Licenciatura em evidência. A investigação nos mostra que os recursos de projeção são empregados nos dados analisados principalmente para relatar e sugerir propostas de atividades utilizadas na educação básica; fundamentar pontos de vista dos atores sociais; relacionar e arquitetar ideias.

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Biografia do Autor

Lívia Chaves de Melo, Universidade Federal do Tocantins

Rua Mohamad Hassan Hajj, 242

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Publicado

18.12.2014

Como Citar

Melo, L. C. de, & Espindola, E. (2014). O sistema semântico de projeção em citações na escrita acadêmica de relatórios de estágios. Raído, 8(16), 197–222. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3755

Edição

Seção

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA