América Latina: reflexões

Autores

  • Marcia Maria de Brito UFMS

Palavras-chave:

Letras. Artes. Estudos culturais. Estudos fronteiriços.

Resumo

O presente artigo visa propor reflexões sobre a América Latina, por meio da elaboração de uma série de textos - sendo este o primeiro - de estudos realizados por vários teóricos latinos e sul-mato-grossenses, como o intelectual Edgar Cézar Nolasco em seus textos “Crítica fora do eixo: onde fica o resto do mundo?”, “Perto do Coração Selvagem da Crítica Fronteriza” e a sua obra babeLocal: lugares das miúdas culturas". Também dos estudos dos pesquisadores Paulo Sérgio Nolasco dos Santos no texto "Che retã: interculturalidade na fronteira Brasil-Paraguai" e Marcos Antônio Bessa-Oliveira nos textos "(In) Conveniência da cultura: percurso 'performático' do conceito da cultura para alegoria do nacional" e "Arte contemporânea: o bios como performance da produção brasileira". Além do texto “Repensando a heterogeneidade latino-americana: a propósito de lugares, paisagens e territórios”, do crítico uruguaio Hugo Achugar. Por fim textos do grupo latino-americano de estudos pós-coloniais representados aqui pela obra “Teorias sin disciplina: latinoamericanismo, poscolonialidad y globalización em debate”, organizado por Santiago Castro-Gómez y Eduardo Mendieta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Maria de Brito, UFMS

Mestre em Estudos de Linguagens pela UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, especialista em Arte-Educação pela PUCMINAS, publicitária formada pela UCDB – Universidade Católica Dom Bosco e licenciada em Letras Português/Inglês pela Anhanguera Uniderp. Membro do NECC – Núcleo de Estudos Culturais Comparados da UFMS.

Downloads

Publicado

20.01.2014

Como Citar

Brito, M. M. de. (2014). América Latina: reflexões. Raído, 7(14), 269–283. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/2558

Edição

Seção

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS