Precisa-se de um linguista: da relevância do analista da linguagem na compreensão do mundo do trabalho

Autores

  • Taiane Malabarba UNISINOS
  • Ana Maria de Mattos Guimarães UNISINOS

Palavras-chave:

Linguística aplicada. Mundo do trabalho. Análise pela linguagem.

Resumo

Embora o interesse da Linguística pelo trabalho não seja recente, a relevância do analista da linguagem é (ainda) desconhecida por muitos. Assim, visando promover uma interlocução entre a Linguística Aplicada e outras áreas das Ciências Humanas interessadas em investigar o trabalho, colocamos em evidência três estudos que, apesar de adotarem perspectivas teórico-analíticas distintas, investigam diferentes práticas institucionais através da análise da linguagem: Boutet (1994/1997); Ostermann e Souza (2009); e Guimarães, Drey e Carnin (2012).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria de Mattos Guimarães, UNISINOS

Graduada em Letras Português/Francês pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1970), realizou mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990). Professora aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde foi Diretora do Instituto de Letras e Pró Reitora de Extensão Atualmente é professora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, no Programa de Pós -Graduação em Lingüística Aplicada. Ocupou o posto de Decana da Escola de Indústria Criativa: Comunicação, Design e Linguagens, de 2013 a 2016.Tem experiência nas áreas de Lingüística e Lingüística Aplicada, com ênfase em aquisição e desenvolvimento de linguagem e ensino-aprendizagem de língua materna. Suas pesquisas atuais estão ligadas à aprendizagem de língua materna, sobretudo no que se refere à produção escrita e à análise linguística ; à elaboração de material didático baseado no conceito de gênero textual e a análises do trabalho educacional. Nesse sentido, tem se dedicado a analisar o agir docente em salas de aula de Língua Portuguesa, antes e depois de processos de formação continuada, procurando identificar, descrever e analisar os modos de apropriação, por parte do professor em formação, de conceitos reguladores que prescrevem seu trabalho de ensino.

Downloads

Publicado

07.11.2012

Como Citar

Malabarba, T., & Guimarães, A. M. de M. (2012). Precisa-se de um linguista: da relevância do analista da linguagem na compreensão do mundo do trabalho. Raído, 6(11), 151–162. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1850

Edição

Seção

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA