O gênero entrevista em manuais didáticos de Língua Portuguesa

Autores

  • Tânia Guedes Magalhães UFJF
  • Maria Diomara da Silva CAED - UFJF
  • Pâmela Medeiros de Oliveira PJF - UFJF

Palavras-chave:

Livro didático. Gêneros orais. Entrevista.

Resumo

Este trabalho traz considerações sobre o gênero entrevista nos livros didáticos de Língua Portuguesa. Procuramos investigar se esse gênero está presente nos manuais de 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental e, se sim, como são sistematizadas as atividades referentes a ela, de forma a contribuir com o desenvolvimento da competência discursiva dos alunos. Aliados a uma tradição qualitativa de pesquisa, utilizamos a análise de documentos (PCN e Guia PNLD) e a análise de atividades de manuais didáticos de Língua Portuguesa do 6º ao 9º anos. Os dados nos mostram que existem poucas ocorrências do gênero entrevista de forma sistematizada nos manuais, o que nos faz perceber que a oralidade, por meio de livros didáticos, é uma modalidade pouco valorizada na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Guedes Magalhães, UFJF

Graduada em Letras pela UFJF, Mestre em Linguística pela mesma universidade e Doutora em Letras/Estudos Linguísticos pela UFF. É professora Adjunta da UFJF, atuando, principalmente, nas pesquisas voltadas ao ensino de Língua Portuguesa e na formação de professores de Linguagem. É líder do Grupo de Pesquisa FALE (CNPq), da FACED-UFJF.

Maria Diomara da Silva, CAED - UFJF

Graduada em Pedagogia pela UFJF, Especialista em Ensino de Língua Portuguesa pela UFJF.

Pâmela Medeiros de Oliveira, PJF - UFJF

Graduada em Pedagogia pela UFJF, Especialista em Ensino de Língua Portuguesa pela UFJF.

Downloads

Publicado

07.11.2012

Como Citar

Magalhães, T. G., Silva, M. D. da, & Oliveira, P. M. de. (2012). O gênero entrevista em manuais didáticos de Língua Portuguesa. Raído, 6(11), 55–72. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1593

Edição

Seção

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA