História, literatura e mitobiografia: uma leitura de Olga, de Fernando Morais

Autores

  • Gustavo Menegusso Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Palavras-chave:

Biografia. Mitos. Mitobiografia. Olga.

Resumo

O leitor ingênuo pode ler uma biografia apenas como um documento ou simplesmente comparando-a a um livro de História. Todavia a escrita biográfica nem sempre apresenta descrições meramente objetivas, podendo, dessa forma, revelar nas entrelinhas, ou até mesmo de forma explícita, certas informações que transcendem o caráter histórico. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo analisar as relações entre literatura, história e mitobiografia na obra Olga (1985), de Fernando Morais. Tem-se como foco observar como se constitui o mito do herói ou heroína a partir da reconstrução e ao mesmo tempo ficcionalização da personagem principal Olga Benário. Para o embasamento dessa proposta busca-se respaldo em obras de autores como Mircea Eliade e Joseph Campbell.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Menegusso, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Mestrando em Literatura Comparada pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Bolsista Prosup/CAPES. 

Downloads

Publicado

13.04.2012

Como Citar

Menegusso, G. (2012). História, literatura e mitobiografia: uma leitura de Olga, de Fernando Morais. Raído, 5(10), 63–72. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1276

Edição

Seção

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS