A vida na arte: a verbivocovisualidade do gênero filme musical

Autores

  • Luciane de Paula Universidade Júlio de Mesquita Filho – UNESP, campus de Assis, e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da UNESP, campus de Araraquara.
  • Nicole Mioni Serni Universidade Júlio de Mesquita Filho – UNESP, campus de Assis

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v11i25.6507

Palavras-chave:

Círculo de Bakhtin. Gênero. Discurso. Verbivocovisualidade. Filme musical.

Resumo

Este texto reflete acerca da concepção de gênero discursivo, tendo como base tanto a sua mobilidade quanto a sua estabilização. Para isso, centra-se na exemplificação de um gênero específico: o filme musical. Este, visto como gênero fértil para o estudo de diálogos entre gêneros (intergenericidade), voltados ao sincretismo verbo-voco-visual. No filme musical, a canção e a coreografia se retroalimentam, bem como, de certa forma, alicerçam o filme (e este, encontra-se fincado na vida, refigurando-a simbolicamente, com acabamento estético). Pretende-se fazer uma breve discussão epistemológica sobre a concepção de gêneros discursivos e a relação arte e vida para, depois, a partir de uma rápida ilustração com um pequeno exemplo de Across the Universe colocar a discussão acerca da constituição do gênero discursivo filme musical à baila. Toda a reflexão está calcada na abordagem dialógica do Círculo Bakhtin, Medviédev e Volochínov. Refletir sobre a constituição verbivocovisual do gênero filme musical é uma maneira de se pensar a relativa estabilidade dos gêneros na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nicole Mioni Serni, Universidade Júlio de Mesquita Filho – UNESP, campus de Assis

Doutoranda na Universidade Júlio de Mesquita Filho – UNESP, campus de Araraquara.

Downloads

Publicado

11.07.2017

Como Citar

Paula, L. de, & Serni, N. M. (2017). A vida na arte: a verbivocovisualidade do gênero filme musical. Raído, 11(25), 178–201. https://doi.org/10.30612/raido.v11i25.6507

Edição

Seção

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA