Entre o ontem e o amanhã: narrativas e propostas sobre educação crítica em língua estrangeira e tecnologias em contexto universitário

Autores

  • Cláudia Hilsdorf Rocha
  • Denise Akemi Hibarino
  • Guilherme Jotto Kawachi
  • Luisa Ianhes Moyses
  • Natália Franzoni de Oliveira

Palavras-chave:

Educação linguística. Línguas estrangeiras. Multiletramentos.

Resumo

O objetivo colocado para este texto é o relato de experiências didáticas vivenciadas em uma disciplina eletiva voltada ao ensino crítico de línguas estrangeiras ministrada em um curso de Letras de uma universidade estadual paulista. A partir de uma perspectiva pluralista e crítica de educação linguística, que se alimenta do pensamento que embasa a Pedagogia dos Multiletramentos, conforme Cope e Kalantzis (2000); 2015), o foco desses relatos recai, primeiramente, na reflexão teórico-prática acerca da elaboração de um objeto educacional digital (OED) especificamente desenvolvido para a disciplina de língua inglesa III do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS). Além disso, as narrativas são articuladas a discussões teórico-práticas voltadas às tecnologias digitais no contexto educacional, sob um enfoque discursivo e crítico, conforme propõe Selwyn (2013; 2014) e Bachmair e Pachler (2014), visando a construir propostas de possíveis atividades envolvendo o OED construído.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

21.03.2017

Como Citar

Rocha, C. H., Hibarino, D. A., Kawachi, G. J., Moyses, L. I., & Oliveira, N. F. de. (2017). Entre o ontem e o amanhã: narrativas e propostas sobre educação crítica em língua estrangeira e tecnologias em contexto universitário. Raído, 10(23), 40–59. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/6023

Edição

Seção

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA