O processo de desenvolvimento de escrita no ensino superior: um olhar sobre o licenciando em Letras

Autores

  • Elisa Cristina Amorim Ferreira Universidade Federal de Campina Grande Universidade Estadual da Paraíba
  • Denise Lino de Araújo Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5558

Palavras-chave:

Aprendizagem de escrita. Escrita acadêmica. Ensino Superior.

Resumo

Neste artigo, abordamos indícios da aprendizagem de escrita acadêmica em curso de licenciatura, a partir de corpus coletado com um licenciando em Letras, demandado a escrever gêneros acadêmicos durante os três primeiros períodos letivos do seu curso superior, mas sem necessariamente ter sido apresentado à estrutura prototípica, aos temas, às sequências dos gêneros solicitados ou a formas de manifestação autoral. Observamos, então, as estratégias linguísticas usadas por esse sujeito quanto às sequências analíticas próprias da resenha, do artigo de opinião e do relato de observação, caracterizadas pela informatividade, argumentatividade e correlação com o discurso científico, por serem aquelas que revelam a inserção (ou não) do sujeito na comunidade discursiva de referência. Como resultado, verificamos que a aprendizagem da escrita acadêmica deu-se em etapas a partir da apropriação de especificidades da escrita nessa esfera, principalmente da unidade retórica da análise.

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Biografia do Autor

Elisa Cristina Amorim Ferreira, Universidade Federal de Campina Grande Universidade Estadual da Paraíba

Mestre em Linguagem e Ensino, Graduada em Letras.

Professora do curso de Letras.

Denise Lino de Araújo, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Educação, Mestre em Linguística, Graduada em Letras. Professora do curso de Letras.

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Publicado

18.08.2017

Como Citar

Ferreira, E. C. A., & Araújo, D. L. de. (2017). O processo de desenvolvimento de escrita no ensino superior: um olhar sobre o licenciando em Letras. Raído, 11(27), 224–246. https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5558

Edição

Seção

PARTE II - ESCRITA ACADÊMICA NO CONTEXTO DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

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