Cortesia e heterônimos: notas sobre a contradição em Fernando Pessoa

Autores

  • Glória Maria Monteiro Carvalho Universidade Católica de Pernambuco
  • Maria de Fátima Vilar de Melo Universidade Católica de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v11i26.4157

Palavras-chave:

Cortesia. Contradição. Heterônimos.

Resumo

Este artigo tem por objetivo abordar a noção de cortesia em Fernando Pessoa, dando destaque à dimensão cultural de sua formulação. Indicamos que a ideia assumida pelo poeta português sobre a cortesia, não apenas seria diferente da ideia dominante na cultura ocidental, mas seria seu avesso, na medida em que valoriza a contradição. Supomos, assim, que a valorização da contradição implicada na ideia de cortesia formulada por esse poeta teria, de algum modo, feito presença em sua obra, ou, pelo menos, teria mantido relação com alguns aspectos dessa obra. Em outras palavras, propomos que a cortesia, noção cuja dimensão cultural se mostra de forma tão visível, teria afetado, por meio de seu avesso, a obra de Fernando Pessoa, o que pode ser indicado, de forma mais nítida, em alguns de seus poemas e, especificamente, na criação dos heterônimos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glória Maria Monteiro Carvalho, Universidade Católica de Pernambuco

Professora do Programa de Pós-graduação em ciêncis da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP); pesquisadora (CNPq) na área de aquisição de linguagem.

Downloads

Publicado

14.07.2017

Como Citar

Carvalho, G. M. M., & Melo, M. de F. V. de. (2017). Cortesia e heterônimos: notas sobre a contradição em Fernando Pessoa. Raído, 11(26), 104–114. https://doi.org/10.30612/raido.v11i26.4157

Edição

Seção

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS