Professores em formação inicial na escrita reflexiva profissional: abordagem sistêmicofuncional na linguística aplicada

Autores

  • Bruno Gomes Pereira Universidade Federal do Tocantins
  • Wagner Rodrigues Silva Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Letramento do professor. Escrita acadêmica. Gênero textual.

Resumo

Neste artigo, realizamos uma articulação teórica entre pressupostos da Linguística Aplicada e da Linguística Sistêmico-Funcional, sendo esta última nossa principal teoria linguística para microanálise dos dados: relatórios escritos de estágio supervisionado obrigatório, produzidos por professores em formação inicial. Investigamos como esse professor, aqui denominado de aluno-mestre, autorrepresenta-se por meio da escrita reflexiva profissional dos referidos relatórios em uma Licenciatura Plena em Matemática. A metodologia investigativa é caracterizada pela abordagem qualitativa e pela pesquisa documental. Os resultados mostram que a escrita reflexiva profissional do gênero focalizado é pouco aproveitada para o empoderamento do aluno-mestre, no contexto da licenciatura. Apesar de os alunos-mestre conhecerem os mecanismos linguísticos indicadores de reflexão no texto, o contexto acadêmico não proporciona situações que os levem a desenvolver um olhar mais crítico sobre sua própria atuação em sala de aula da Educação Básica.

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Biografia do Autor

Bruno Gomes Pereira, Universidade Federal do Tocantins

Rua Mohamad Hassan Hajj, 242

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Publicado

18.12.2014

Como Citar

Pereira, B. G., & Silva, W. R. (2014). Professores em formação inicial na escrita reflexiva profissional: abordagem sistêmicofuncional na linguística aplicada. Raído, 8(16), 223–242. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3756

Edição

Seção

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA

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