Tecnologias: processo de desterritorialização de identidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11960

Palavras-chave:

Tecnologias. Representações. Poder-saber.

Resumo

Este artigo objetiva problematizar a maneira como materiais de língua inglesa (LI), integrantes do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), se apropriam do discurso sobre as “novas” tecnologias de modo a entrever o imbricamento entre as representações sobre as tecnologias e sobre o aluno. O aporte teórico de sustentação da pesquisa é a perspectiva teórico-metodológica, denominada discursivo-desconstrutiva, balizada pelas teorias do discurso (com base em Foucault), pela desconstrução derrideana, que problematiza o que parece evidente e natural, e pela psicanálise lacaniana, no diz respeito ao sujeito do inconsciente, da falta e do desejo. A análise de natureza discursiva e interpretativa, sobre o funcionamento discursivo, possibilitou rastrear representações de alunos como nativos digitais e autônomos. O discurso sobre as “novas” tecnologias (re-) apresentam-nas, para o aluno, como possibilidades de aprendizagem da LI, de inserção no mundo globalizado e digital, e como corolário, a sua integração no mundo do trabalho e ascensão social.

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Biografia do Autor

Silvelena Cosmo Dias, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas (UFMS/CPTL)

Docente do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLetras) e do curso de graduação em Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas (UFMS/CPTL), doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP/IEL, mestre em Estudos Linguísticos pela UFMS/CPTL

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Publicado

10.12.2020

Como Citar

Dias, S. C. (2020). Tecnologias: processo de desterritorialização de identidades. Raído, 14(36), 334–354. https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11960

Edição

Seção

30 anos da ALAB: desafios, rupturas e possibilidades de pesquisa em Linguística Aplicada