“O que se vê pode não ser… Será?”: o jogo de (re)velar sentidos em um samba-enredo

Autores

  • Fabio Scorsolini-Comin USP
  • Soraya Maria Romano Pacífico USP
  • Lucília Maria Sousa Romão USP

Palavras-chave:

Discurso. Sentido. Polifonia. Evidência.

Resumo

Este artigo pretende analisar os sentidos que circulam no samba-enredo da escola de samba campeão do carnaval do Rio de Janeiro, de 2010. Fundamentado na Análise do Discurso de matriz francesa e na teoria bakhtiniana, especialmente, no conceito de polifonia, nosso objetivo é especular acerca de como o evidente rende-se ao não-visto e os sentidos são deslocados de seus lugares estabilizados. O jogo e a brincadeira com as palavras, no samba-enredo, colocaram em movimento um funcionamento discursivo que vem sustentando as práticas discursivas da contemporaneidade, as quais se sustentam em sentidos fluidos, que dizem e não dizem e os textos podem ser lidos como uma boa ficção e deixa-nos apenas com os olhos enganados e tentados a indagar: SERÁ?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucília Maria Sousa Romão, USP

Possui graduação em Letras (1988) pelo Centro Universitário Barão de Mauá de Ribeirão Preto e doutorado direto (2002) em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Desde janeiro de 2003, é docente (MS3) com dedicação exclusiva da Universidade de São Paulo, onde dá aulas e orienta alunos de graduação, mestrado e doutorado. É bolsista 2 do CNPq (2009). É parecerista ad hoc do CNPQ e FAPESP; membro de ABRALIN, da ALED, do GEL e do GT de Análise do Discurso da ANPOLL. É especialista em Análise do Discurso, atuando principalmente na investigação de materialidades discursivas ligadas aos seguintes temas: mídia, questão agrária, textualidade digital e leitura. Publicou livros, além de artigos em revistas científicas e capítulos de livros. Coordena o Grupo de Pesquisa “Discurso e memória: movimentos do sujeito”, cadastrado junto ao Diretório de Grupos do CNPQ.

Downloads

Publicado

10.11.2011

Como Citar

Scorsolini-Comin, F., Pacífico, S. M. R., & Romão, L. M. S. (2011). “O que se vê pode não ser… Será?”: o jogo de (re)velar sentidos em um samba-enredo. Raído, 5(9), 115–126. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/785

Edição

Seção

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA