As origens do rei Artur, segundo Thomas Malory: considerações sobre o feminino na prosa do século XVI

Autores

  • Marcia Maria Medeiros Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Literatura medieval. Cultura. Mulheres.

Resumo

Thomas Malory é uma das mais representativas figuras da literatura inglesa, pela contribuição que sua obra em prosa representa para a literatura mundial. O texto de Malory recria o ambiente do romance de cavalaria em um momento histórico no qual o fenômeno da cavalaria já havia visto seu ocaso. La muerte de Arturo revela além da prosa eloquente de seu autor, que o mesmo possuía um enorme conhecimento em relação aos romances de cavalaria anteriores ao seu texto, os quais se encontram compilados e rearranjados em sua obra. Esse artigo pretende apresentar a questão das origens do rei Artur, analisando a condição feminina nesse processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Maria Medeiros, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestre em História pela PUCRS, Doutora em Letras pela UEL, trabalha com pesquisas na área de História Cultural, sendo seu foco de estudos as questões envolvendo a literatura medieval.

Downloads

Publicado

10.11.2011

Como Citar

Medeiros, M. M. (2011). As origens do rei Artur, segundo Thomas Malory: considerações sobre o feminino na prosa do século XVI. Raído, 5(9), 25–36. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/557

Edição

Seção

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)