Construção discursiva de subjetividades em práticas memorialísticas de leitura

Autores

  • Carmen Brunelli de Moura Universidade Potiguar
  • Marluce Pereira da Silva

Palavras-chave:

Práticas de leitura. Escrita em si. Discursos.

Resumo

A escrita de si tem se constituído em uma prática discursiva cujos sentidos revelam um trabalho de transformação de si mesmo. É nesse viés que o meio acadêmico tem se utilizado desta prática e investido no gênero histórias de vida cujo intuito é dar a conhecer ao outro e ao próprio escritor seus pensamentos, valores, crenças, atitudes e modos de lidar com suas experiências vividas, principalmente, com as práticas leitoras. A partir de textos produzidos por alunos-professores de um curso de especialização, de uma instituição particular de ensino superior, no ano de 2012, objetiva-se descrever como são produzidas discursivamente as subjetividades de professores em suas histórias de leitura. Os resultados evidenciam um emaranhado de subjetividades leitoras que se perdem e se acham entre práticas memorialísticas de leitura, propiciadas pelo gênero, e uma relação muito intensa tanto com as práticas leitoras da educação básica quanto com as práticas do ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmen Brunelli de Moura, Universidade Potiguar

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); pesquisadora e professora do Curso de Letras e Pedagogia  da Universidade Potiguar (UnP). 

Downloads

Publicado

21.12.2015

Como Citar

Moura, C. B. de, & Silva, M. P. da. (2015). Construção discursiva de subjetividades em práticas memorialísticas de leitura. Raído, 9(19), 83–92. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4659

Edição

Seção

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA