Letramento na era digital: o copiar-colar dos estudantes

Autores

  • Fanny Rinck Universidade Grenoble Alpes
  • Leda Mansour Centro Marc Bloch em Ciências Escolares, Berlin

Palavras-chave:

Escrita dos estudantes. Plágio. Letramento Acadêmico.

Resumo

O copiar-colar dos estudantes é considerado como plágio e proibido por razões de honestidade acadêmica. No entanto, esta prática questiona os “novos estudos de letramento” e a questão da leitura e da escrita na era do digital, e é isso que este artigo explora na perspectiva do ensino da escrita na universidade. Propomos analisar a prática do copiar-colar em termos de aculturação: trata-se de uma prática espontânea das gerações jovens que não é reconhecida como uma prática legítima, no que tange a questões ligadas à noção de autor e às fontes de nossos escritos e de nossos conhecimentos. Interrogamos, de um lado, a cultura dos “nativos digitais”; de outro lado, as expectativas acadêmicas e as dificuldades dos estudantes. O copiar-colar aparece, assim, como uma entrada interessante para melhor compreender a escrita a partir de fontes antes do que centrar-se unicamente na exigência de citar.

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Publicado

18.12.2014

Como Citar

Rinck, F., & Mansour, L. (2014). Letramento na era digital: o copiar-colar dos estudantes. Raído, 8(16), 15–32. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3748

Edição

Seção

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA