Uma obra, uma vida, uma marca, vários traumas: o artista plástico Humberto Espíndola

Autores

  • Marcos Antônio Bessa-Oliveira UFMS
  • Edgar Cézar Nolasco UFMS

Palavras-chave:

Artes plásticas. Centro-Oeste. Cultura local.

Resumo

Decodificando o texto do professor e crítico de arte norte-americano Hal Foster – “O retorno do real” – compreende-se, grosso modo, que o artifício da repetição de determinada cena ou objeto na obra de arte pode ser compreendido como o retorno a uma cena traumática vivificada pelo artista: um retorno ao real como reconhece o estudioso na obra do artista também norte-americano Andy Warhol. Nesse sentido, nosso trabalho, assentado em uma leitura mais comedida do referido ensaio, bem como de textos teórico-críticos que registraram um fato histórico correspondente a Mato Grosso do Sul, quer argumentar em que medida a divisão do Estado de Mato Grosso (1977) desencadeia vários traumas que perduram por uma obra, uma vida, uma marca nos artistas plásticos sul-mato-grossenses, principalmente levando em consideração, ou melhor, tendo como pano de fundo a “Série divisão de Mato Grosso”, do renomado artista plástico Humberto Espíndola que, de nosso ponto de vista, se valeu da bovinocultura para nos relatar os seus traumas atinentes à divisão do Estado deste o fato ocorrido, como também se utiliza do boi para continuar contando a história da divisa até à contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antônio Bessa-Oliveira, UFMS

Graduado em Artes Visuais - Licenciatura - Habilitação em Artes Plásticas. Mestrando em Estudos de Linguagens do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Edgar Cézar Nolasco, UFMS

Graduado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1992), mestrado em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é professor dos cursos de Graduação e Pós-Graduação nível Mestrado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Downloads

Publicado

13.04.2012

Como Citar

Bessa-Oliveira, M. A., & Nolasco, E. C. (2012). Uma obra, uma vida, uma marca, vários traumas: o artista plástico Humberto Espíndola. Raído, 5(10), 171–190. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1321

Edição

Seção

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS