Mito e história encenados no “Navio Negreiro”

Autores

  • Bárbara Del Rio Araújo UFMG- Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

“Navio Negreiro”. Mitologia Cristã. História.

Resumo

O trabalho visa ao estudo do poema “O Navio Negreiro” de Castro Alves, para além do enfoque histórico e ideológico que comumente lhe é atribuído no âmbito da crítica literária. Embora, seja muito elucidado o aspecto histórico-social de sua composição, o poema pode apresentar também aspectos da mitologia cristã como elemento estruturador, propiciando um diálogo entre a Literatura, História e Mitologia na sua formação lírica. Busca-se, pois contemplar a relação dessas instâncias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Del Rio Araújo, UFMG- Universidade Federal de Minas Gerais

Bárbara Del Rio Araújo é mestranda do programa de pós-graduação em estudos literários (POSLIT) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduada pela mesma universidade, suas pesquisas e interesses se concentram, sobretudo na área de Literatura Brasileira, especificamente sobre temas como construção estética, forma literária, literatura e sociedade, entre outros. Atualmente desenvolve um estudo sobre a composição estética da obra Canaã (1902), do autor Graça Aranha fomentada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Downloads

Publicado

13.04.2012

Como Citar

Araújo, B. D. R. (2012). Mito e história encenados no “Navio Negreiro”. Raído, 5(10), 111–120. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1291

Edição

Seção

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS