Entre o literário e o fílmico: a questão do narrador em Lavoura Arcaica

Autores

  • Rosicley Andrade Coimbra UEMS

Palavras-chave:

Literatura e Cinema. Lavoura Arcaica. Narrador.

Resumo

A relação literatura e cinema tem ganhado cada vez mais destaque. São frequentes produções cinematográficas tendo a literatura como fonte. A discussão sobre o quesito fidelidade não se mantem quando o que está em jogo são os possíveis diálogos entre a obra fílmica e a literária. O objetivo deste artigo será o de apontar como se porta a figura do narrador na tradução fílmica da obra Lavoura Arcaica, do escritor Raduan Nassar, feita pelo cineasta Luiz Fernando Carvalho. Através de um recurso marcadamente cinematográfico: a voz, o diretor criou a impressão de um espaço entre o tempo da narrativa e o da narração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosicley Andrade Coimbra, UEMS

Graduou-se em 2008, em Letras-Habilitação Português/Inglês pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Jardim, onde apresentou o trabalho de conclusão de curso (TCC) intitulado : "Lavoura Arcaica, o literário e o fílmico: um estudo comparativo". E é aluno regular do curso de mestrado da UFGD, na área de Literatura e Práticas Culturais.

Downloads

Publicado

19.06.2009

Como Citar

Coimbra, R. A. (2009). Entre o literário e o fílmico: a questão do narrador em Lavoura Arcaica. Raído, 3(5), 113–126. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/124

Edição

Seção

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS