As contribuições da Linguística Aplicada (LA) e da Análise Dialógica do Discurso (ADD) para pensar a escola como lugar de debate público

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11436

Palavras-chave:

Fake news. Enunciado concreto. Linguística Aplicada. Análise Dialógica do Discurso. Escola.

Resumo

Este artigo objetiva apontar as contribuições da Linguística Aplicada (LA) e da Análise Dialógica do Discurso (ADD) para o estudo do texto como um enunciado concreto, instaurando a sala de aula como um espaço dialógico para a realização de debates públicos entre os alunos e os professores, num contexto imediato, e entre a comunidade em geral, num contexto mais amplo. Para tanto, o estudo se fundamenta na Linguística Aplicada e na Análise Dialógica do Discurso, baseando-se, em especial, na noção bakhtiniana de enunciado concreto, para realizar um exercício de leitura dialógica das lutas sociais em torno da prática discursiva das chamadas fake news. Com a pesquisa, pudemos observar que articulação teórica e metodológica da Linguística Aplicada com a Análise Dialógica do Discurso numa Linguística Aplicada Dialógica gera condições para o tratamento dos textos com base no exame de seus elementos extralinguísticos, de natureza social, histórica, cultural, ideológica, contextual e dialógica. Também pudemos perceber que a abordagem dos aspectos em questão pode contribuir para a renovação do ensino de língua portuguesa, fundada na assunção de uma atitude ética e responsiva diante dos problemas sociais nos quais a linguagem em uso se destaca como fator central.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Roberto dos Santos Amaral, UECE

Possui graduação em Letras Português e Literaturas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2009) e mestrado em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da UECE - PosLA-UECE (2017). Doutorando do mesmo programa. Membro do Grupo de Estudos Bakhtinianos do Ceará (GEBACE) e do Grupo de Estudos Deleuze & Guattari (GEDEG). Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Professor (licenciado para estudos) da rede estadual de ensino do Ceará - SEDUC-CE. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8130-4580

Elayne Gonçalves Silva, UECE

Possui graduação em Letras ? Português/Bacharelado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE, 2014) e mestrado em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (PosLA/UECE, 2016). Atualmente, está cursando o doutorado em Linguística Aplicada na mesma instituição.

João Batista Costa Gonçalves, UECE

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1994), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (1998), doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2006) e pós-doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2016). Atualmente é adjunto IX da Universidade Estadual do Ceará, coordenador do curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa da Universidade Estadual do Ceará e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (PosLA/UECE). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, e desenvolve pesquisas centradas nos estudos bakhtinianos do discurso.

Referências

ALVES, B. F. Uma análise bakhtiniana sobre a responsividade em práticas de letramento na associação de catadores de materiais recicláveis em Bom Jesus Sul, Limoeiro do Norte, Ceará. 2017. 329 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - - Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade Estadual do Ceará, Centro de Humanidades, Fortaleza, 2015. Disponível em: http://www.uece.br/posla/wp-content/uploads/sites/53/2020/01/TESE_BENEDITO-FRANCISCO-ALVES.pdf. Acesso em: 13 de abril de 2020.

AMARAL, M. R. S. Análise dialógica dos signos ideológicos verbo-visuais em poesias da obra n.d.a., de Arnaldo Antunes. 2017. 218 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade Estadual do Ceará, Centro de Humanidades, Fortaleza, 2018. Disponível em: http://www.uece.br/posla/wp-content/uploads/sites/53/2019/11/Dissertac%CC%A7a%CC%83o-Marcos-Roberto-dos-Santos-Amaral.pdf. Acesso em: 13 de abril de 2020.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

BAKHTIN, M. Problemas da Poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

BRAIT, B. Análise e teoria do discurso. In: ______. (Org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2010. p. 9-31.

BRAIT, B. Olhar e ler: verbo-visualidade em perspectiva dialógica. Bakhtiniana, v. 8, n. 2, p. 43-66, 2013.

BRAIT, B.; MELO, R. Enunciado/enunciado concreto/enunciação. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2012. p. 61-78.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em: 14 de abril de 2020.

BUBNOVA, T. Voz, sentido e diálogo em Bakhtin. Bakhtiniana, v. 16, n. 1, p. 268-280, 2011.

FABRÍCIO, B. F. Linguística aplicada como espaço de “desaprendizagem”: redescrições em curso. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma linguística aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 45-65.

FIORIN, J. L. Categorias de análise em Bakhtin. In: PAULA, L.; STAFUZZA, G. (Orgs.). Círculo de Bakhtin: diálogos in possíveis. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2010. p. 33-48.

FIORIN, J. L. Introdução ao pensamento de Bakhtin. 2. ed. São Paulo: Ática, 2019.

FARACO, C. A. Linguagem & diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. Curitiba: Criar Edições, 2009.

FREIRE, J. L. Uma análise círculobakhtiniana do estilo e da responsividade em propaganda antiviolência sexual infanto-juvenil: o caso da campanha publicitária da Childhood Brasil. 2015. 146 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade Estadual do Ceará, Centro de Humanidades, Fortaleza, 2015. Disponível em: http://www.uece.br/posla/wp-content/uploads/sites/53/2019/11/Janaina_Lisboa_Dissertac%CC%A7a%CC%83o.pdf. Acesso em: 13 de abril de 2020.

GONÇALVES, J. B. C.; AMARAL, M. R. S. Análise dialógica do discurso orientada para o texto: o dialogismo interno e a bivocalidade no poema ela e você, de Arnaldo Antunes. Letras em Revista, v. 8, n. 1, p. 137-159, 2017.

GONÇALVES, L. E. Q. Quem vê capa não vê coração: um olhar bakhtiniano sobre a construção de sentidos da imagem dos evangélicos em capas da revista Veja. 2015. 127 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade Estadual do Ceará, Centro de Humanidades, Fortaleza, 2015. Disponível em: http://www.uece.br/posla/wp-content/uploads/sites/53/2019/11/Laryssa-E%CC%81rika-Queiroz.pdf. Acesso em: 13 de abril de 2020.

GRILLO, S. V. C. Esfera e campo. In: BRAIT, B. Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2010, p. 133-160.

GUEDES, I. L. Marcha das Vadias como resposta carnavalizada do feminismo: uma análise bakhtiniana de uma campanha fotográfica. 2015. 173 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade Estadual do Ceará, Centro de Humanidades, Fortaleza, 2015. Disponível em: http://www.uece.br/posla/wp-content/uploads/sites/53/2019/11/DISSERTAC%CC%A7A%CC%83O-Indira-Lima-Guedes.pdf. Acesso em: 13 de abril de 2020.

MACHADO, I. Texto como enunciação: a abordagem de Mikhail Bakhtin. Língua e Literatura, n. 22, p. 89-105, 1996.

MOITA LOPES, L. P. Afinal, o que é linguística aplicada? In: ______. (Org.). Oficina de linguística aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1996. p. 17-24.

MOITA LOPES, L. P. Da aplicação de Linguística à Linguística Aplicada Indisciplinar. In: PEREIRA, R. C.; ROCA, P. (Orgs.). Linguística Aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Editora Contexto, 2011. p. 11-24.

MOITA LOPES, L. P. A transdiciplinaridade é possível em linguística aplicada? In: SIGNORINI, I.; CAVALCANTI, M. (Orgs.). Linguística Aplicada e transdisciplinaridade: questões e perspectivas. Campinas: Mercado de Letras, 1998. p. 101-126.

MOITA LOPES, L. P. Linguística aplicada e vida contemporânea: problematização dos construtos que têm orientado a pesquisa. In: _____. (Org.). Por uma linguística aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006a. p. 85-107.

MOITA LOPES, L. P. Introdução: uma linguística aplicada mestiça e ideológica: interrogando o campo como linguista aplicado. In: _____. (Org.). Por uma linguística aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006b. p. 13-44.

MORSON, G. C.; EMERSON, C. Mikhail Bakhtin: criação de uma prosaística. Tradução de Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

MOTA, N. V. Análise dialógica da carnavalização e da (im)polidez na construção de sentidos no filme Alexandre e outros heróis. 2019. 202 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade Estadual do Ceará, Centro de Humanidades, Fortaleza, 2019. Disponível em: http://www.uece.br/posla/wp-content/uploads/sites/53/2020/01/DISSERTA%C3%87%C3%83O_NATHALIA-VIANA-DA-MOTA.pdf. Acesso em: 13 de abril de 2020.

PONTES, M. S. Uma abordagem bakhtiniana da (re)construção de sentidos do ser feminino nas campanhas publicitárias #LikeAGirl e #ShineStrong. 2016. 117 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade Estadual do Ceará, Centro de Humanidades, Fortaleza, 2016. Disponível em: http://www.uece.br/posla/wp-content/uploads/sites/53/2019/11/MARI%CC%81LIA-SILVA-PONTES-1.pdf. Acesso em: 13 de abril de 2020.

RAJAGOPALAN, K. Por uma linguística crítica. In: _____. (Org.). Por uma linguística crítica. São Paulo: Parábola Editorial, 2003a. p. 123-128.

RAJAGOPALAN, K. Repensar o papel da linguística aplicada. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma linguística aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 149-168.

RAJAGOPALAN, K. Sobre a dimensão ética das teorias linguísticas. In: _____. (Org.). Por uma linguística crítica. São Paulo: Parábola Editorial, 2003b. p. 49-56.

SANTOS, I. X. De dentro para fora: um olhar bakhtiniano sobre a representação da face discursiva da pessoa com Síndrome de Down na exposição Inside Out. 2018. 146 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade Estadual do Ceará, Centro de Humanidades, Fortaleza, 2018. Disponível em: http://www.uece.br/posla/wp-content/uploads/sites/53/2019/11/DISSERTAC%CC%A7A%CC%83O_INGRID-XAVIER-DOS-SANTOS.pdf. Acesso em: 13 de abril de 2020.

SILVA, T. R. A reexistência da periferia em letramentos de jovens MCs: uma análise de signos ideológicos nos jogos de linguagem do rap. 2018. 170 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade Estadual do Ceará, Centro de Humanidades, Fortaleza, 2018. Disponível em: http://www.uece.br/posla/wp-content/uploads/sites/53/2019/11/DISSERTAC%CC%A7A%CC%83O_TATIANE-RODRIGUES-DA-SILVA.pdf. Acesso em: 13 de abril de 2020.

SILVA, E. G. Análise do discurso carnavalizado na narrativa fílmica de animação Valente: "Eu decidi fazer o que é certo e... quebrar a tradição”. 2016. 172 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade Estadual do Ceará, Centro de Humanidades, Fortaleza, 2016. Disponível em: http://www.uece.br/posla/dmdocuments/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20Elayne%20G.%20Silva.pdf. Acesso em: 09 de abril de 2020.

SILVA, A. P. P. F. Bakhtin. In: OLIVEIRA, L. A. (Org.). Estudos do discurso: perspectivas teóricas. São Paulo: Parábola, 2013.

SIPRIANO, B. F.; GONÇALVES, J. B. C. O conceito de vozes sociais na teoria bakhtiniana. Revista Diálogos, Mato Grosso, v.5, n.1, p.60-80, 2017.

STELLA, P. R. Palavra. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2012. p. 177-190.

VOLOCHÍNOV, V. A construção da enunciação. In: _____. (Org.). A construção da enunciação e outros ensaios. Tradução de João Wanderley Geraldi. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013. p. 157-188.

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.

Downloads

Publicado

10.12.2020

Como Citar

Amaral, M. R. dos S., Silva, E. G., & Gonçalves, J. B. C. (2020). As contribuições da Linguística Aplicada (LA) e da Análise Dialógica do Discurso (ADD) para pensar a escola como lugar de debate público. Raído, 14(36), 355–377. https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11436

Edição

Seção

30 anos da ALAB: desafios, rupturas e possibilidades de pesquisa em Linguística Aplicada