O conceito de adultocentrismo na história: diálogos interdisciplinares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/frh.v23i42.15814

Palavras-chave:

Adultocentrismo, Infâncias, Adolescências, Agência cidadã, História

Resumo

O principal foco desse artigo é apresentar o conceito de adultocentrismo como fundamental para a criação de uma abordagem histórica sobre as crianças e adolescentes. Um conceito surgido na sociologia da infância, o adultocentrismo se baseia na ideia de que a sociedade em suas diversas dimensões se organiza a partir da figura do adulto. A perspectiva adultocêntrica tem sido um “presente/ausente” na historiografia infanto-adolescente. A proposta é oferecer possíveis conceituações acerca do tema adultocentrismo, que tratem das várias dimensões que ele possui, como fenômeno social e histórico. Partindo dessas explicações a expectativa é identificar na produção historiográfica mais relevante acerca das infâncias o modo como foram sendo construídas percepções sobre as crianças e os adolescentes. A proposta final é oferecer a noção de agência cidadã de crianças e adolescentes como uma chave interpretativa adequada para se contrapor ao paradigma adultocêntrico dominante.

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Biografia do Autor

Emanuel Bernardo Tenório Cavalcante, Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, Jaboatão dos Guararapes, PE, Brasil

Doutorando em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Professor da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco

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Publicado

2021-12-15

Como Citar

Cavalcante, E. B. T. (2021). O conceito de adultocentrismo na história: diálogos interdisciplinares. Fronteiras, 23(42), 196–215. https://doi.org/10.30612/frh.v23i42.15814