O desafio da Iconografia: um balanço historiográfico da caricatura a partir da Nova História

Autores

  • Rosildo Raimundo Brito Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.30612/frh.v21i36.9420

Palavras-chave:

História. Nova História. Iconografia. Caricatura.

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa bibliográfica sobre a apropriação da caricatura enquanto fonte para a historiografia, com ênfase na abordagem apresentada a partir da Nova História. Para tanto é apresentado um breve balanço acerca do percurso da documentação visual no domínio da História, destacando-se o lento e problemático trajeto de legitimação que caracterizou a inserção da iconografia satírico-humorística no universo da historiografia. O trabalho se pauta em registros pontuais apresentados por historiadores de temporalidades distintas e com importantes contribuições no campo da historiografia do humor gráfico, dentre os quais se destacam George Minois; E.H. Gombrich; Michel Vovelle; Marcos Silva e Ulpiano Meneses, tendo como principal objetivo, proporcionar uma maior compreensão em torno dos avanços e desafios que os estudos sobre a caricatura apresentaram e ainda apresentam para os historiadores da contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosildo Raimundo Brito, Universidade de São Paulo (USP)

Doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Adjunto da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Downloads

Publicado

2018-12-19

Como Citar

Brito, R. R. (2018). O desafio da Iconografia: um balanço historiográfico da caricatura a partir da Nova História. Fronteiras, 20(36), 137–153. https://doi.org/10.30612/frh.v21i36.9420

Edição

Seção

DOSSIÊ 14: HUMOR GRÁFICO, POLÍTICA E HISTÓRIA II