Reflexões sobre estudos de gênero no Plano Municipal de Educação de Campo Grande/MS e os diálogos com a história ensinada

Autores

  • Jaqueline Ap. M. Zarbato Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Vivina Dias Sol Queiroz Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.30612/frh.v19i34.7605

Palavras-chave:

Gênero. Plano municipal de educação. História.

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre os debates que fundamentaram o Plano Municipal de Educação, em Campo Grande/MS, (2015-2025), tendo em sua análise os ‘embates’ sobre a promulgação do documento, com as controvérsias sobre a inserção da abordagem e conceito de gênero. Faz-se uma discussão do PME de Campo Grande, principiando em abordar as notícias jornalísticas, a retirada do conceito de gênero influenciado pelos debates ‘religiosos’. Assim, dividimos a análise em dois momentos: a primeira parte em que analisamos o teor do documento, suas metas para a abordagem de gênero, no Ensino Fundamental e Médio, bem como as discussões sobre a retirada do termo de gênero do PME/MS, bem como as notícias jornalísticas que circularam. E, num segundo momento, lançamos a reflexão sobre as concepções teóricas de gênero e que contribuem para a compreensão histórico-cultural dos grupos que vivenciam o espaço escolar. 

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Biografia do Autor

Jaqueline Ap. M. Zarbato, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em História. Professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Vivina Dias Sol Queiroz, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação. Professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

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Publicado

2017-12-30

Como Citar

Zarbato, J. A. M., & Queiroz, V. D. S. (2017). Reflexões sobre estudos de gênero no Plano Municipal de Educação de Campo Grande/MS e os diálogos com a história ensinada. Fronteiras, 19(34), 373–388. https://doi.org/10.30612/frh.v19i34.7605