“Aquí todos somos migrantes o hijos de migrantes, tanto los brasileños como los paraguayos”: memórias de migrantes brasileiros sobre a situação de colonização recente no Distrito de Santa Rita, Departamento de Alto Paraná, Paraguai

Autores

  • Andressa Szekut Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Jorge Eremites de Oliveira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.30612/frh.v19i34.7603

Palavras-chave:

Brasileiros no Paraguai. Colonização Recente. Migração. Memória Social.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre a memória de brasileiros estabelecidos no Distrito de Santa Rita, Departamento de Alto Paraná, Paraguai, que migraram para o país vizinho durante um processo de colonização recente, iniciado nos anos 1970. Foi realizado a partir do levantamento e análise de fontes escritas e visuais, e de uma etnografia que privilegia a memória social e as representações de sujeitos históricos no contexto das redes de sociabilidade, constituídas no tempo e espaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Szekut, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestre em Sociedade, Cultura e Fronteiras pela UNIOESTE (Universidade Estadual do Oeste do Paraná); Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPel (Universidade Federal de Pelotas); bolsista da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Jorge Eremites de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutor em História/Arqueologia pela PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul); docente dos Programas de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural e em Antropologia da UFPel (Universidade Federal de Pelotas); bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Szekut, A., & Oliveira, J. E. de. (2017). “Aquí todos somos migrantes o hijos de migrantes, tanto los brasileños como los paraguayos”: memórias de migrantes brasileiros sobre a situação de colonização recente no Distrito de Santa Rita, Departamento de Alto Paraná, Paraguai. Fronteiras, 19(34), 319–352. https://doi.org/10.30612/frh.v19i34.7603

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>