Metodismo (Justus Nelson), Igreja Católica e República: discursos, casamento e família (Belém-PA, 1890)

Autores

  • Ipojucan Dias Campos Universidade do Estado do Pará (UEPA)

DOI:

https://doi.org/10.30612/frh.v19i34.7595

Palavras-chave:

Metodismo (Justus Nelson). Igreja Católica. República. Casamento e família.

Resumo

O artigo possui como princípio elementar firmar posição na lógica de que, em Belém-PA, o pastor metodista Justus Nelson, a Igreja Católica e a República jamais se distanciaram de concepções político-religiosas quando o eixo versava a respeito do casamento e família. Quanto a importância destes, aqueles pensavam a sua constituição como essenciais à sociedade, no entanto, fabricavam discursos dessemelhantes quanto a forma da celebração do ato solene a constituir linhagem dita salubre. Assim sendo, se por um lado, metodistas e República passaram a elaborar discursos no sentido de convencer que a união civil era legal e válida, por outro, a Igreja propagandeava o ato civil como espúrio por inexistir Deus em sua efetivação e, por esta razão, somente a sua celebração era prudente moral e religiosamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ipojucan Dias Campos, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Docente no Curso de História da Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutor em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Campos, I. D. (2017). Metodismo (Justus Nelson), Igreja Católica e República: discursos, casamento e família (Belém-PA, 1890). Fronteiras, 19(34), 135–158. https://doi.org/10.30612/frh.v19i34.7595

Edição

Seção

DOSSIÊ 12: PROTESTANTISMOS E HISTÓRIA: A PROPÓSITO DOS 500 ANOS