O trânsito de cativos do Oeste da América portuguesa para espanhola: fugas, sequestros e a busca por liberdade (século XVIII)

Autores

  • Bruno Pinheiro Rodrigues Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Escravidão. Fronteira. Fugas e resistências. América portuguesa.

Resumo

O artigo que se segue tem como proposta a análise de documentos que registram o movimento de cativos na fronteira entre as duas coroas ibéricas no século XVIII, a saber, a portuguesa e espanhola. Para tanto, discorreremos sobre as rotas, fluxo de fugas, casos de “trânsito forçado”, bem como fugas individuais ou coletivas. A reflexão é produto da análise de fontes documentais dispostas principalmente no Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional (NDIHR-UFMT), Archivo y Biblioteca Nacionales de Bolívia (ABNB) e Anais de Vila Bela. Investigar o trânsito e esforços aplicados por cativos no cruzamento de fronteiras, revela uma constante busca por liberdade, assim como a atuação de diferentes sujeitos em área de fronteira, cada qual movido por interesses diferenciados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Pinheiro Rodrigues, Universidade Federal da Grande Dourados

Docente na Área de História, na Universidade Federal da Grande Dourados

Downloads

Publicado

2016-07-28

Como Citar

Rodrigues, B. P. (2016). O trânsito de cativos do Oeste da América portuguesa para espanhola: fugas, sequestros e a busca por liberdade (século XVIII). Fronteiras, 18(31), 357–374. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/5474