A escola como espaço de mediação do conhecimento e humanização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/frh.v22i39.12570

Palavras-chave:

Metodologias de ensino. Ensino da diversidade. Cultura escolar e cultura social. Humanismo diverso.

Resumo

O debate proposto busca discutir o papel e a importância da escola como um espaço de mediação e transmissão cultural, a partir da síntese dos conhecimentos científicos escolares e os saberes e experiências sociais, ou pelo menos assim deveria ser. A cultura escolar, resultado dos processos de escolarização e a cultura social produzida na vida prática, devem necessariamente se relacionar integrando campos, estruturas e formas de concepção e compreensão do mundo. Poucos lugares sociais possuem a diversidade e a representatividade da escola, essa condição também se apresenta como uma possibilidade e um imperativo categórico, na construção de uma sociedade mais justa, tolerante, equitativa e democrática. Para isso, nossos professores precisam aprender melhor, como podem ensinar com mais eficiência e eficácia e precisam de formação contínua, ante os desafios e dilemas da educação. Nossas alunas e alunos precisam ‘reaprender’ a aprender, valorizando seus conhecimentos sociais e histórias de vida, também formas de saber, orientando as carências na vida prática. A escola em sua diversidade e pluralidade se tornou um lugar onde se pode ‘existir’ e a educação é o conteúdo dessa ‘resistência’ contra o abuso, preconceito, racismo e toda a violência, a escola tem que ser melhor, porque nossos alunos e alunas precisam ser melhores. O conhecimento aprendido/construído sobre a vida e a diversidade, cria uma qualidade explicativa /compreensiva superior, transformando a própria realidade, ou no mínimo parâmetros compreensivos mais coerentes. Como resultado construiremos uma sociedade que refletirá a escola e não o contrário.

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Publicado

2020-04-06

Como Citar

Crema, E. C. (2020). A escola como espaço de mediação do conhecimento e humanização. Fronteiras, 22(39), 67–85. https://doi.org/10.30612/frh.v22i39.12570

Edição

Seção

DOSSIÊ 17: GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E ENSINO DE HISTÓRIA