Mitos de Fundação de Três Cidades Brasileiras: Três Santos, Dois massacres e um Coice de Burro

Autores

  • Ailton Pereira Morila Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.30612/frh.v20i35.8641

Palavras-chave:

Historiografia regional. Mitos de fundação. São Paulo (SP). São Carlos (SP). São Mateus (ES).

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar e analisar alguns mitos de fundação de três cidades brasileiras: São Paulo e São Carlos no estado de São Paulo e São Mateus, no estado do Espírito Santo. A análise documental de obras de história escritas por autores locais sem uma formação específica em história permite vislumbrar estes mitos que estão presentes nas comemorações oficiais e documentos de divulgação das cidades e são muitas vezes reproduzidos pela historiografia regional posterior, perpetuando-os. Nestes mitos encontramos valores e normas que se querem inculcar. Encontramos também sujeitos “esquecidos” ou “quase esquecidos” que quando muito aparecem em crônicas, apartados da história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ailton Pereira Morila, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Professor Associado da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica da UFES.

Downloads

Publicado

2018-08-22

Como Citar

Morila, A. P. (2018). Mitos de Fundação de Três Cidades Brasileiras: Três Santos, Dois massacres e um Coice de Burro. Fronteiras, 20(35), 213–227. https://doi.org/10.30612/frh.v20i35.8641