Estratégias individuais e institucionais e o avanço da reforma luterana no Norte Europeu: o caso da Livônia

Autores

  • André Szczawlinska Muceniecks Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.30612/frh.v19i34.7592

Palavras-chave:

Reforma luterana. Europa setentrional. Suécia. Livônia, Ordem Livoniana.

Resumo

Este artigo analisa os processos que conduziram à instituição do Luteranismo na Europa do Norte, em particular na Confederação da Livônia. Apresentaremos de início um panorama da reforma sueca de Gustav Vasa, como evento exemplar de adoção da reforma por um monarca em processo de fortalecimento, seguido por um estudo de caso mais detalhado da Reforma na Livônia, que destoa das linhas gerais estudadas nos movimentos reformadores luteranos e permite a observância de elementos notavelmente populares. For fim, demonstramos a necessidade de se considerar as Reformas religiosas do século XVI como eventos levados a cabo por agentes diversos, motivados por razões igualmente diversas, que vão de motivações espirituais e religiosas às de ordem política e econômica e acabam por convergir em estratégias de benefício mútuo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Szczawlinska Muceniecks, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorando na UNICAMP. Professor de História do Cristianismo na Faculdade Teológica Batista de São Paulo.

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Muceniecks, A. S. (2017). Estratégias individuais e institucionais e o avanço da reforma luterana no Norte Europeu: o caso da Livônia. Fronteiras, 19(34), 71–93. https://doi.org/10.30612/frh.v19i34.7592

Edição

Seção

DOSSIÊ 12: PROTESTANTISMOS E HISTÓRIA: A PROPÓSITO DOS 500 ANOS