O ofício de escrever e ensinar História: a propósito de “Lições de História Pátria”, de Américo Brasiliense

Rubens Arantes Correa

Resumo


Em 1876 veio a público pela Tipografia da Província de São Paulo e sob os cuidados do editor José Maria Lisboa a obra Lições de História Pátria, de autoria de Américo Brasiliense de Almeida e Mello. O livro nasceu da experiência de seu autor como professor da cadeira de História junto ao Colégio de São João, localizado em Campinas, interior de São Paulo e de propriedade de J. B. da Silveira Caldeira.  Tomamos a obra de Brasiliense como um retrato do “fazer e ensinar histórico” situando-a nos limites teórico-metodológicos vigentes no Brasil da segunda metade do século XIX, procurando discutir o conteúdo ideológico intrínseco à perspectiva cronológica, linear, ufanista e regional adotada pelo autor.

Palavras-chave


Livro didático. História do Brasil. Ensino de História.

Texto completo:

PDF

Referências


BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livro didático e saber escolar (1810-1910). Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

BRASILIENSE, Américo. Lições de História Pátria. [publicada por José Maria Lisboa]. 2ª. ed., São Paulo: Tipografia da Província, 1877.

FERRETTI, Danilo José Zioni. A emergência de um discurso etno-historiográfico nos primórdios do IHGB: o caso do Brigadeiro Machado de Oliveira. Comunicação apresentada no XXIV Simpósio Nacional de História da ANPUH, São Leopoldo, 2007. (http://anpuh.org/anais/wp-content/uploads/mp/pdf/ANPUH.S24.0743.pdf).

GUIMARÃES, Manoel Luís Salgado. “Nação e Civilização nos Trópicos: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o projeto de uma História Nacional”. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, n. 1, 1988, p. 5-27.

GASPARELLO, Arlette Medeiros. A pedagogia da nação nos livros didáticos de História do Brasil do Colégio Pedro II (1838-1920). Comunicação apresentada no Congresso da SBHE.(www.sbhe.org.br/novo/congresso/cbhe2/pdfs/Tema6/0655.pdf).

LAPA, José Roberto do Amaral. A cidade: os cantos e os outros – Campinas, 1850-1900. São Paulo: Edusp, 1996.

REIS, José Carlos. “Anos 1850: Varnhagen. O elogio da colonização portuguesa”. In: As identidades do Brasil: de Varnhagen a FHC. 3ª.ed., Rio de Janeiro, Editora FGV, 2000, pp. 23-50.

REIS, Aaron Sena Cerqueira. Américo Brasiliense e suas Lições de História Pátria (1876): concepções de ensino em um manual autorizado pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Saeculum – Revista de História [29]; João Pessoa, jul./dez. 2013, p. 438-449.

SCHWARCZ, Lilia, Moritz. As barbas do Imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

VARNHAGEN, Francisco Adolfo de. História Geral do Brasil (1854-1857).

http://books.googleusercontent.com/books/content?req




Fronteiras: Revista de História - PPGH/FCH/UFGD
 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.