A aprendizagem profissional do professor de História: desafios da formação inicial

Autores

  • Flávia Eloisa Caimi Universidade de Passo Fundo

Palavras-chave:

Aprendizagem profissional. Formação de professores. Estágio curricular.

Resumo

Ao perscrutar estudos e pesquisas no âmbito da formação inicial de professores de história, verifica-se que a cognição do professor(ando) constitui um elemento ainda não suficientemente explorado na produção acadêmica brasileira, dado o caráter lacunar de pesquisas que invistam mais neste sujeito, desvendando-lhe os processos cognitivos no curso/percurso de sua formação escolar/profissional. A proposta do presente estudo parte da necessidade de acentuar o compromisso da licenciatura em História com a formação de um profissional reflexivo, capaz de compreender tanto os seus processos cognitivos quanto os de seus alunos, bem como da expectativa de, na dinâmica dos estágios curriculares, criar condições para superar a rigidez reprodutiva da prática, mediante interações em contextos de produção/construção coletivas, em perspectivas dialógicas (Bakhtin, 2000) e cooperativas (Piaget, 1977).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Eloisa Caimi, Universidade de Passo Fundo

Professora titular da Universidade de Passo Fundo/RS, atuando na área de Metodologia, Prática de Ensino e Estágios no Curso de História. Graduada em História, doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2009-12-18

Como Citar

Caimi, F. E. (2009). A aprendizagem profissional do professor de História: desafios da formação inicial. Fronteiras, 11(20), 27–42. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/352

Edição

Seção

DOSSIÊ 02: ENSINO DE HISTÓRIA