A manutenção do patriarcado através da imagem de um novo homem na Revista Claudia (Década de 1990)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/frh.v24i44.16522

Palavras-chave:

Revista Claudia, Masculinidades, Patriarcado

Resumo

A Revista Claudia, no decorrer de sua existência, expressa a ideia de que veicula em suas páginas ideais de liberação e autonomia feminina. No entanto, um olhar mais atento em suas matérias permite visualizar discursos que legitimam a manutenção das estruturas patriarcais. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo é analisar de que forma os discursos voltados para as mulheres, presentes da Revista Claudia, serviram para remodelar os privilégios de uma sociedade patriarcal. Ou seja, como os seus discursos ajudaram a criar e legitimar a ideia de um “novo homem”, que estava envolto em uma tecitura muito densa, que criou mecanismos para exacerbar o machismo e reafirmar práticas patriarcais. Para tanto, sob uma perspectiva foucaultiana, realizamos a análise do discurso de colunas e matérias especiais da década de 1990, bem como uma discussão sobre patriarcado a partir de diálogos com teóricas feministas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Josiel Voks, Escola Estadual de Autoria Júlia Gonçalves Passarinho, Corumbá, Mato Grosso do Sul, Brasil

Doutor em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina  (UDESC); Professor da Rede Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS)

Vivian Veiga Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/Campus do Pantanal), Corumbá, Mato Grosso do Sul, Brasil

Doutora em História pela Universidade Federal da Grande Dourados  (UFGD); Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS / Campus Pantanal)

Referências

CESTARI, Mariana Jafet. A constituição do discurso feminista no Brasil e na Argentina nos anos 1970. Dissertação (Mestrado em Linguística), Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996

FOUCAULT, Michel. A história da sexualidade: a vontade de saber. Petrópolis: Vozes, 2011

KIMMEL, Michael S. A produção simultânea de masculinidades hegemônicas e subalternas. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 4, n. 9, p. 103-117, 1998.

LIMA, Lana Lage da Gama; SOUZA, Suellen André de. Patriarcado. In: COLLING, Ana Maria; TEDESCHI, Losandro Antonio (Orgs.). Dicionário crítico de gênero. Dourados: UFGD, 2015.

OLIVEIRA, Pedro Paulo. A construção social da masculinidade. Belo Horizonte / Rio de Janeiro: UFMG / IUPERJ, 2004.

PAREDES, Julieta. Para descolonizar el feminismo. La Paz: Feminismo Comunitario Abya Yala, 2020.

PAREDES, Julieta. Hilando Fino. Desde el feminismo comunitario. La Paz: Comunidad Mujeres Creando Comunidad, 2010.

PEDRO, Joana Maria. Narrativas fundadoras do feminismo. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 26, n. 52, p. 249-272, 2006.

SAFFIOTI, Heleieth. Gênero, patriarcado, violência. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004.

SEGATO, Rita. Las estructuras elementales de la violencia: ensayos sobre género entre la antropología, el psicoanálisis y los derechos humanos. Bernal: Universidad Nacional de Quilmes, 2003.

SEGATO, Rita Laura. Gênero e colonialidade: do patriarcado comunitário de baixa intensidade ao patriarcado colonial-moderno de alta intensidade. In. SEGATO, Rita Laura. Crítica da colonialidade em oito ensaios: e uma antropologia por demanda. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.

SEGATO, Rita. La guerra contra las mujeres. Madrid: Traficante de Sueños, 2016.

VALE DE ALMEIDA, Miguel. Senhores de si: uma interpretação antropológica da masculinidade. Lisboa: Etnográfica Press, 1995.

VOKS, Douglas J. Reconfigurações de uma masculinidade hegemônica nas páginas da revista Playboy (Brasil: décadas de 1980 e 1990). Tese (Doutorado em História), Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.

Downloads

Publicado

2023-07-08

Como Citar

Voks, D. J., & Veiga Silva, V. (2023). A manutenção do patriarcado através da imagem de um novo homem na Revista Claudia (Década de 1990). Fronteiras, 24(44), 224–239. https://doi.org/10.30612/frh.v24i44.16522